setembro 7, 2024 20:00

Manaus atinge fase vermelha e Governo prorroga decreto de restrições por mais sete dias

Em uma live transmitida nesta manhã de sábado, 13, o governador Wilson Lima (PSC) anunciou dois novos decretos, um para capital amazonense e outro para o interior do Estado, designando o que é permitido ou não, levando em consideração o nível de parâmetro da pandemia da covid-19 nas duas localidades.

Ambas as decisões passam a vigorar nesta segunda-feira, 15, valendo por sete dias. Manaus passou para a fase vermelha do vírus, enquanto o interior ainda permanece na fase roxa, considerada crítica.

Em Manaus, o decreto já publicado anteriormente no início da semana, de restrição de circulação de pessoas em espaços e vias públicas das 19h às 6h da manhã, continua a valer com poucas alterações que priorizam os setores do comércio e industrial.

“Nós estamos em um processo de flexibilização a medida em que nós vamos tendo segurança epidemiológica necessária pra fazer isso e também a nossa capacidade de atendimento na rede hospitalar”, diz Lima.

Estão permitidos a partir desta segunda-feira, 15:

Vendas de produtos no comércio em geral no horário de 8h às 15h (no serviço de drive thru) mediante apresentação de plano de enfrentamento à Covid-19;

Comércio eletrônico;

Obras de manutenção emergenciais em residências;

Serviços de oficinas mecânicas em geral, das 8h às 17h, com limite de 50% da capacidade no estabelecimento e com agendamento de horário (com exceção nos serviços de funilaria e pintura);

Serviços de barbearia, beleza e similares somente em atendimento domiciliar;

Transporte intermunicipal de passageiros restrito ao deslocamento de pessoas ao atendimento em serviços essenciais de saúde e para execução de atividades cujo funcionamento seja permitido pelo decreto;

Transporte de cargas intermunicipal de produtos essenciais à vida (alimentos, medicamentos, itens de limpeza, hospitalares, bebidas, higiene pessoal e etc).

Transporte de cargas de produtos no setor industrial no período de 24h;

Deslocamento de veículos especiais destinados ao transporte de funcionários das indústrias.

Supermercados, padarias, drogarias e entre outros setores considerados essenciais, ainda continuam abertos mediante medidas já estabelecidas no decreto anterior.

Atividade física ao ar livre, também é permitida.

Interior

Sem citar detalhes, o governador apenas cita que os municípios estão na fase roxa da pandemia, considerado uma situação crítica. Para isso, Lima sugere que cada prefeitura seja responsável na aplicação de medidas que visam combater a disseminação da pandemia da Covid-19.

Vacinação

A população entre 50 a 70 anos começarão a ser vacinadas no Estado. A campanha foi antecipada após uma reunião do governador do Amazonas com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

A campanha começará no dia 22 de fevereiro e durará 10 dias. Mais informações sobre a realização da vacinação devem ser anunciadas nos próximos dias.

O governador ainda fez um apelo ao governo federal para que ocorra também a antecipação da imunização para a população entre 18 a 49 anos, que possuem alguma conformidade. Para isso, o Estado deve receber o apoio da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam) para disponibilizar vacinadores.

“A ideia é ter 300 profissionais para disponibilizar ao Executivo municipal para fazer o trabalho de aceleração de vacinação”, informa Lima sobre a possível auxílio da gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), através da Defesa Civil e Exército brasileiro para a Prefeitura de Manaus.

 

 

 

 

 

 

 

Ana Flávia Oliveira, para O Poder

Foto: Reprodução/ Redes sociais

Últimas Notícias

Com mais de 30 dias de registro, Wanderlan ainda aguarda julgamento

Com mais de 30 dias de registro, o candidato a prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio, ainda aguarda julgamento pelo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!