novembro 23, 2024 07:12

Corpo do desembargador Thury chega em Manaus nesta segunda-feira

O corpo do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), desembargador Aristóteles Thury, chega em Manaus na noite desta segunda-feira, 15. A previsão é que o translado do corpo do desembargador que faleceu após complicações da Covid-19 chegue por volta das 20h.

O desembargador faleceu na tarde desse domingo, 14, em decorrência da Covid-19, em uma Unidade de Terapia Intensiva de um hospital particular de São Paulo, para onde havia sido transferido após uma piora no quadro clínico.

Velório 

De acordo com o TJ-AM, o velório será restrito a família e acontecerá na Funerária Almir Neves, da Monsenhor Coutinho, em função das medidas preventivas relacionadas à covid-19. O sepultamento será no cemitério São João Batista amanhã, em horário a confirmar. Somente para a família também.

Carreira

Thury atuou em comarcas no interior do Amazonas e tomou posse no cargo de juiz de Direito em 1980. Em 1991 foi promovido a juiz da capital. Em 2002, permaneceu por quatro anos como membro da corte do Tribunal Regional Eleitoral como Juiz de Direito da classe dos magistrados.

Thury também foi membro do órgão colegiado do Programa de Proteção às Vítimas e Testemunhas Ameaçadas (Provita).

Em 2005, o magistrado assumiu como 1º Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do (TRE-AM). Em 2008, foi eleito, pelo critério de merecimento, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas. Um ano mais tarde, assumiu a Presidência da Associação dos Magistrados do Estado do Amazonas (Amazon), sendo reeleito para o cargo em 2011.

Em 2010 o magistrado foi designado membro da corte do Tribunal Regional Eleitoral como substituto da classe dos Magistrados (Desembargador), onde permaneceu por um período de quatro anos. O desembargador foi presidente da comissão que coordenou o concurso público do TJAM, em 2012.

Thury assumiu, em 2014, a vice-presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas, permanecendo na função e assumiu o cargo de Corregedor-Geral de Justiça, entre julho de 2016 e julho de 2018. Em 2015, ele coordenou os Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Capital e do Interior, função para o qual foi designado em 2015.

Em 2020, ele foi eleito presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) cujo mandado se encerraria em 2022. Ao longo de sua carreira de magistrado, também lecionou as disciplinas de Direito Penal e Processual Penal em diversas Faculdades do Amazonas.

 

Yasmim Araújo, para O Poder.

Foto: Divulgação. 

 

Últimas Notícias

Esmam promove lançamento da obra “Os 35 anos do Superior Tribunal de Justiça”

A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) promoveu na tarde de quinta-feira, 21, o lançamento, em Manaus, da...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!