setembro 8, 2025 15:39

OPERAÇÃO: MP faz buscas e apreensões em Presidente Figueiredo e em Manaus

O Ministério Público Estadual (MP-AM), através do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com apoio da Polícia Civil do Estado, cumpre mandados de buscas e apreensões nesta segunda-feira, 15, na operação “Cachoeira Limpa”, que investiga o prejuízo estimado em R$ 23 milhões, em Presidente Figueiredo, cidade distante 119 quilômetros de Manaus, na gestão do ex-prefeito Romeiro Mendonça (2017 a 2020).

De acordo com o MP, a operação tem o objetivo de levantar provas que comprovem os crimes de fraude à licitação, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa, que causaram prejuízos aos cofres públicos do Município de Presidente Figueiredo.

Estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e 12 de buscas pessoais, nas cidades de Presidente Figueiredo, Parintins e Manaus, contando com um contingente de aproximadamente 80 policiais.

Figuram entre os alvos da operação “cachoeira limpa”, além do deputado estadual Saullo Viana (PTB), o ex-prefeito Romeiro, o ex-vice-prefeito municipal, Mário Jorge Bulbol Abrahão; o então Secretário Municipal de Finança de Presidente Figueiredo, Jander de Melo Lobato; o então presidente da Comissão Permanente de Licitação, Jender de Melo Lobato, entre outros servidores públicos.

Conforme o MP, também são investigados vários empresários que, mediante ajuste prévio, combinaram frustrar ou fraudar, o caráter competitivo de vários procedimentos licitatório, com o intuito de enriquecer ilicitamente, em prejuízo ao erário municipal e dos princípios norteados na Lei de Licitação (Lei 8.666/93).

Os relatórios financeiros obtidos a partir da medida cautelar de quebra do sigilo bancário deferida pela justiça revelam relação financeira suspeita entre as empresas que participaram dos mesmos certames licitatórios em Presidente Figueiredo.

Covid-19

A operação do MP-AM acontece em um momento em que o Amazonas vive um cenário ‘agudo’ por conta dos avanços da Covid-19. Fato esse que levantou questionamentos por conta das recomendações sanitárias de distanciamento social e de isolamento, considerando o número de servidores que acompanham a operação nas casas dos investigados.

 

Da Redação O Poder

Com informações do MP

 

Últimas Notícias

Clínica dentária expande com técnica de implante menos agressiva

Uma técnica de implante dentário desenvolvida em Manaus tem chamado atenção por realizar um procedimento menos agressivo do que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!