Após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciar a redução do imposto de importação de bicicletas, que deve prejudicar cinco mil postos de trabalho no Polo Industrial de Manaus, o deputado federal Átila Lins, do PP do Amazonas, pediu que o Ministério da Economia tome providências para rever a medida que altera para menos o imposto sobre importação de bicicletas.
Na prática, o governo pretende reduzir o imposto que atualmente é de 35%, gradativamente para 30% em março; 25% em julho e 20% em dezembro de 2021.
Na indicação encaminhado ao Ministério da Economia nesta segunda-feira, 22, o parlamentar também destaca a grave crise pandêmica que assola o Amazonas e que a medida do governo poderá impactar ainda mais em virtude dos novos desempregados.
“Em particular, no caso da produção de bicicletas, as empresas instaladas no PIM geraram, em 2019, cerca de 1,1 mil empregos diretos e 3,5 mil indiretos. Naquele ano, o faturamento dessas empresas foi da ordem de R$ 764 milhões e foram produzidas quase 920 mil unidades, levando o país a figurar como o 4º produtor mundial”, escreveu.
O deputado destaca, ainda, que o segmento contribui não apenas para a geração de renda, mas também contém o desmatamento na Amazônia.
Álik Menezes, para O Poder
Foto: Reprodução