dezembro 4, 2024 15:21

Demitido por Salles, coronel diz que Ibama está paralisado

Exonerado do cargo nesta terça-feira, 23, pelo ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente), o ex-superintendente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em Mato Grosso do Sul, coronel da reserva do Exército Luiz Carlos Marchetti, disse que o órgão “está paralisado” e que o meio ambiente “está muito mal” no país.

O coronel disse em entrevista nesta terça-feira, divulgada pelo site de notícias Campograndenews, que é “sórdido o que está acontecendo” e que o ministro “mobiliou todo o Ibama”.

De acordo com Marchetti, todos os autos de infração emitidos pelo Ibama no Estado desde outubro de 2019 estão parados, sem passar pelas audiências de conciliação, um sistema criado por Salles em 2019.

Segundo o ex-superintendente, o sistema está “travado” e a solução depende de Brasília. Marchetti, que estava no cargo desde junho de 2019, criticou a política de Salles de colocar policiais militares de São Paulo em diversos cargos de confiança no órgão. Ele disse que seu substituto também será um PM paulista.

Marchetti afirmou que foi nomeado no Ibama, em 2019, por indicação de um general do Exército “com o aval do presidente da República”, Jair Bolsonaro.

 

Conteúdo: UOL

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

PA: Helder ‘bate cabeça’ com queimadas em Santarém

Santarém tem sofrido com inúmeros registros de queimadas e a estiagem que tem afetado a população do município. Em...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!