O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para apurar a distribuição de cestas básicas, dinheiro e combustíveis, para promoção pessoal do atual prefeito do município de Urucurituba, distante 208 quilômetros de Manaus, José Claudenor Castro Pontes (PT), o ‘Sabugo’.
Conforme o documento publicado nessa terça-feira, 23, no Diário Oficial eletrônico do Ministério Público Federal, a distribuição teria sido realizada com finalidade de promoção pessoal para o eleitorado no ano de 2020.
Confira o documento:
Denúncia por propagada não autorizada
Ainda no ano passado, a promotora Tânia Maria de Azevedo, da 3ª Zona Eleitoral do Amazonas, propôs representação por propaganda eleitoral antecipada contra o prefeito José Claudenor.
Na época, Claudenor era pré-candidato à reeleição e teria usado os perfis pessoal e institucional do município no Facebook para associar a própria imagem às obras que haviam sido realizadas pela prefeitura.
Conforme denúncia feita pela promotora, a atitude representava violação da legislação eleitoral, e as mensagens usadas nas postagem induziriam o público a achar que ele seria a melhor escolha ao cargo.
Yasmim Araújo, para O Poder
Foto: Reprodução