setembro 9, 2025 03:12

Compra de 1 milhão de doses da Sputnik V deve ampliar vacinação contra a Covid-19 no AM

O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou a intenção de compra de 1 milhão de doses da vacina Sputnik V. O objetivo é ampliar a imunização contra a Covid-19 no Amazonas, em complemento ao Plano Nacional de Imunização (PNI) coordenado pelo Governo Federal.

O acordo para aquisição depende da liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do prazo de entrega das doses pelo fabricante do imunizante desenvolvido na Rússia. O processo de aquisição da vacina Sputnik V foi discutido, nesta quarta-feira, 17, durante reunião com outros nove governadores dos estados brasileiros que integram o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.

O encontro ocorreu de maneira virtual e reuniu os governadores dos estados do Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Segundo Wilson Lima, o fechamento do acordo depende ainda de algumas condicionantes, como o prazo de entrega e a garantia de liberação por parte da Anvisa, mas ele adiantou que está otimista e que a aquisição está alinhada com órgãos federais.

“O Governo do Amazonas se apresentou, já fez sua solicitação para a compra de um milhão de doses, naturalmente isso tudo alinhado com o Governo Federal, alinhado com o Programa Nacional de Imunização”, reforçou Wilson Lima.

Ação conjunta

O governador do Amazonas destacou que o consórcio de governadores tem avançado significativamente nas tratativas junto ao laboratório União Química, representante da Sputnik V no Brasil, para efetuar a compra de 10 milhões de doses no total, sendo 1 milhão para o Amazonas.

“Nós estamos em uma construção de um contrato para compra de vacinas junto à Sputnik, que foi a que deu sinalização positiva e que, inclusive, já está nos trâmites finais do fechamento de um acordo com os governadores do Nordeste”, explicou.

O consórcio de governadores da Amazônia Legal vem desempenhando um trabalho unificado com o intuito de imunizar, o quanto antes, a população da região. No último dia 5 de março, o grupo esteve reunido com o embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman, onde discutiram, entre outros assuntos, a possibilidade de compra de vacinas dos EUA. Na ocasião, Wilson Lima defendeu o estreitamento de laços com os EUA para o avanço da vacinação contra a Covid-19.

 

Da Redação O Poder

FOTOS: Diego Peres/Secom

Últimas Notícias

Clínica dentária expande com técnica de implante menos agressiva

Uma técnica de implante dentário desenvolvida em Manaus tem chamado atenção por realizar um procedimento menos agressivo do que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!