Com o registro de 1.299 mil novos casos de Covid-19 no Amazonas confirmados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), nessa terça-feira, 16, os vereadores da capital amazonense entraram em consenso que os salões de beleza são serviço essencial. A observação foi feita durante a Sessão Plenária desta quarta-feira, 17.
Ao ler a Pauta de Votação do dia, a secretária do Parlamento Municipal, Glória Carratte (PL), considerou uma “pernada” do colega vereador Rosinaldo Bual (PMN) o projeto de Lei nº 317/2020. A proposta do parlamentar estabelece que as atividades prestadas nos salões de beleza não são essenciais em períodos de calamidade pública no município de Manaus.
“Foi uma ‘pernada’ que vai me dar um problema na minha família, pois minha filha é dona de salão. Na pandemia, eu tive dificuldade pois eu tinha que fazer meu cabelo. No Parlamento, nós cuidamos da imagem”, atenuou Carratte.
A vereadora continuou falando sobre salões de beleza clandestinos. “Todo esse tempo e os salões fechados, mas os homens de cabelo cortado. Como? Na clandestinidade. Ninguém fica seis meses com o cabelo grande”, disse.
Tanto Caratte quanto o vereador Bessa (Solidariedade) explicaram que os profissionais de beleza, bem antes da pandemia, já usavam máscaras e luvas como forma de proteção. “No salão de beleza tem como você controlar a entrada: por agendamento de serviços”, explanou Bessa.
O vereador William Alemão (Cidadania) informou ao Plenário que tem um projeto de Lei tramitando na Casa quase igual ao do colega. O parlamentar se referia ao PL 016/2021 que reconhece atividades como comércio varejistas, bares, restaurantes, shoppings, salões de beleza e afins como essenciais em situações de calamidade pública, de emergência ou de pandemia.
Já Rodrigo Guedes (PSC) aconselhou a acrescentarem no PL o termo “barbearias” para dar mais segurança jurídica.
Os vereadores Capitão Carpê Andrade (Republicanos), Yomara Lins (PRTB), Diego Afonso (PSL), William Alemão(Cidadania) e Glória Carratte (PL) subscreveram o Projeto de Lei nº 317/2020 de autoria do vereador Bual (PMN).
Casos de covid-19
O boletim da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), edição de nº de 347, traz o diagnóstico de 1.299 novos casos de Covid-19, totalizando 333.608 casos da doença no estado, até esta terça-feira, 16.
Segundo o boletim, foram confirmados 50 óbitos por Covid-19, sendo 13 ocorridos no dia 15 e 37 óbitos foram encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 11.623 o total de mortes.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Robervaldo Rocha/CMM