O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enviou uma carta em agradecimento ao presidente Jair Bolsonaro pelos cumprimentos por sua eleição. Bolsonaro foi o último líder de país democrático a reconhecer a vitória de Biden.
Segundo nota divulgada nesta manhã, 18, pelo Palácio do Planalto, o presidente dos Estados Unidos disse que “não há limites” para o que os dois países podem conquistar juntos e defendeu estreitamento da parceria no enfrentamento da pandemia de covid-19 e dos problemas ambientais.
A questão do meio ambiente é um dos principais pontos de divergência entre os governos brasileiro e americano.
Em setembro, Bolsonaro disse que tinha “malandro” querendo interferir na Amazônia ao rebater críticas do então candidato democrata à Casa Branca à política ambiental brasileira.
“Lamentável, Sr. Joe Biden, sob todos os aspectos, lamentável”, escreveu o brasileiro em nota publicada em português e inglês.
Nota
Em atenção à mensagem de cumprimentos recebida por ocasião de sua cerimônia de posse como 46º Presidente dos Estados Unidos da América, o presidente Joe Biden dirigiu carta de agradecimento ao presidente Jair Bolsonaro, datada de 26 de fevereiro de 2021.
Ao referir-se às diversas vezes em que esteve no Brasil como vice-presidente, o presidente Biden sublinhou que não há limites para o que o Brasil e os EUA podem conquistar juntos. Destacou, ainda, que as duas nações compartilham trajetória de luta pela independência, defesa de liberdades democráticas e religiosas, repúdio à escravidão e acolhimento da composição diversa de suas sociedades.
Ao final, o presidente Biden salientou que seu governo está pronto para trabalhar em estreita colaboração com o governo brasileiro neste novo capítulo da relação bilateral.
Secretaria Especial de Comunicação Social / MCom
Conteúdo: Congresso em foco
Foto: BBC