Após Josué Neto (Patriota) tomar posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), deputados que miram a vaga de 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) já se articulam para disputar a eleição.
O cronograma de escolha do novo 1° vice-presidente da Casa deve ser definido no início da próxima semana, quando deputados que compõem a Mesa Diretora irão se reunir para discutir o trâmite. A data da eleição também só deve ser decidida após essa reunião.
Já membros da Mesa Diretora, os deputados Mayara Pinheiro (2° vice-presidente); Delegado Péricles (3º vice-presidente) e Fausto Júnior (3° secretário) são apontados como certos na disputa pela 1ª vice-presidência.
O deputado Delegado Péricles (PSL) disse, no entanto, ao O Poder, que ainda está avaliando a possibilidade de disputar a eleição.
Caso um dos deputados que já possuem cargo na Mesa Diretora seja eleito para a vice-presidência, haverá uma nova eleição para ocupar a vaga desse parlamentar.
Comissões
Na próxima semana, os deputados também se reunirão para tratar sobre o preenchimento das vagas nas comissões deixadas por Alessandra Campêlo, que assumiu o comando da Secretaria de Assistência Social (Seas), e pelo ex-deputado Josué Neto, que tomou posse no TCE.
Josué era presidente da Comissão de Turismo, Fomento e Negócios e vice-presidente da Comissão de Assuntos Econômicos. Já Alessandra Campêlo era titular da Comissão da Mulher e do Idoso.
Álik Menezes, para O Poder
Foto: Montagem