O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Simonetti, vai ser convocado a participar de sessão na Câmara dos Deputados para esclarecer e apresentar propostas para os problemas relacionados ao saneamento básico e mobilidade urbana, com destaque para o Amazonas. A indicação é dos deputados José Ricardo (PT-AM) e José Priante (MDB-PA).
Na justificativa, os parlamentares alegam “que 2020 mostrou-se um ano de elevada complexidade para a vida dos cidadãos brasileiros. Em 2021, continuamos a enfrentar grandes desafios no combate à pandemia e no desenvolvimento de políticas públicas de infraestrutura urbana e de promoção do desenvolvimento regional”.
Os federais destacam, ainda, que a mobilidade urbana, saneamento ambiental e habitação “assumem” protagonismo nas políticas públicas, pois novas formas de pensar o ambiente urbano são necessárias para oferecer uma melhor qualidade de vida aos cidadãos
brasileiros.
Diante disso, Zé Ricardo afirma que é essencial a participação do ministro em sessão na Câmara. “A presença do ministro na Comissão é essencial para esclarecer e apresentar propostas para problemas gritantes que o país enfrenta, como é o caso do saneamento básico e da mobilidade urbana, principalmente no Amazonas. Portanto, é fundamental para sabermos quais propostas, planos e estratégias do Governo Federal para essas áreas, sobretudo no momento em que estamos passando, necessitando de suporte para o desenvolvimento urbano dos estados da região Norte”, disse Zé.
Por fim, os deputados pedem apoio à Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) para que o requerimento seja aprovado.
Álik Menezes, para O Poder
Foto: Divulgação