O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou nesta segunda-feira (29) de audiência pública da comissão temporária do Senado dedicada a acompanhar o enfrentamento da pandemia de covid-19.
Queiroga anunciou a instauração da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Pandemia da covid-19.
O objetivo é concentrar os esforços do Ministério da Saúde em uma equipe especializada na doença e manter a estrutura da pasta trabalhando em todas as outras áreas da saúde, que não param, a despeito do contexto atual.
Segundo ele, o Bolsonaro lhe deu autonomia para estruturar a equipe. “Como médico, estou discutindo muito com a academia e com a comunidade científica”, afirmou. Segundo ele, o ministério vai lançar campanhas que fomentem o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e o distanciamento social, além de não admitir o chamado “tratamento precoce”.
O ministro destacou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) nesta luta contra o tempo. “Em 2021 precisamos mostrar para a sociedade que nós, os agentes públicos estamos trabalhando para eles. Precisamos fortalecer o SUS. O SUS é o caminho para todos”.
Conteúdo: Congresso em foco
Foto: Agência Senado