dezembro 27, 2024 06:28

Sem participação do Brasil, líderes mundiais propõem pacto para combater a pandemia

Os governantes de mais de 20 países, o presidente do Conselho Europeu e o diretor da OMS convocaram a elaboração de um tratado internacional sobre pandemias para melhor enfrentar crises sanitárias futuras e evitar o “cada um por si”, evidenciado pela covid-19.

“O mundo não pode se dar ao luxo de esperar até que a pandemia acabe para começar a se preparar para a próxima”, disse o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva nesta terça-feira (30).

A proposta de tratado foi apresentada em uma coluna assinada por líderes de países dos cinco continentes, incluindo o presidente francês, Emmanuel Macron, a chanceler alemã, Angela Merkel, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, o sul-coreano Moon Jae-in, o sul-africano Cyril Ramaphosa, o indonésio Joko Widodo e o chileno Sebastián Pinera, entre outros.

O norte-americano Joe Biden e o chinês Xi Jinping não estão entre os signatários, mas o diretor-geral da OMS disse ter recebido sinais positivos de Washington e de Pequim.

Os líderes de outros integrantes do G20 também não constam da lista de assinantes, como a Rússia, o Japão, a Índia e o Brasil.

O apelo surge no momento em que o mundo luta – mais de um ano após o aparecimento da Covid-19 – para lidar com a pandemia, que já matou quase 2,8 milhões de pessoas em todo o mundo.

 

Conteúdo: RFI

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Wilson Lima lança edital de R$ 10 milhões para o setor primário e destina fomento para produtores em Manacapuru

O governador Wilson Lima (União Brasil) lançou, nesta quinta-feira, 26, um edital no valor de R$ 10 milhões, voltado...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!