fevereiro 22, 2026 17:49

MP fiscaliza medidas públicas tomadas para cheia dos rios em Canutama

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) instaurou um procedimento administrativo para fiscalizar e acompanhar as políticas públicas destinadas à situação de emergência em Canutama. A informação foi divulgada no Diário Oficial do Ministério Público Estadual, desta quarta-feira, 31.

Conforme o documento assinado pelo promotor Bruno Batista da Silva, o procedimento administrativo tem por base colher depoimentos e esclarecimentos, requisitar informações, exames, perícias e documentos, para promover inspeções e diligências investigatórias.

De acordo com a publicação, Canutama homologou a situação de emergência no último dia 24, por um período de 180 dias, devido à elevação contínua do rio Purus e seus afluentes, resultando em inundações de bairros periféricos e ribeirinhos, além de comunidades rurais e indígenas.

O documento afirma, ainda, que as políticas públicas tomadas diante do desastre classificado como inundação, que atingiu 60% da área urbana e 369 famílias, deve ser acompanhada e fiscalizada.

Diante disso, a Prefeitura de Canutama fica incumbida de informar, em 10 dias, quais medidas estão sendo adotadas pelo município para atender os atingidos pela inundação, enviar a relação de itens distribuídos pela Defesa Civil do Estado do Amazonas e encaminhar a lista de cadastro de pessoas atingidas.

Confira o documento:

 

 

Da Redação

Foto: Divulgação/Defesa Civil

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!