O “desparecimento” do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), das sessões plenárias vem travando diversos procedimentos no Parlamento Municipal, dentre eles, o retorno das atividades no formato presencial.
Durante a semana, a discussão entre os vereadores teve como pauta a falta de quórum. A ausência com mais destaque é a do presidente da Casa, David Reis, que em diversas postagens nas redes sociais aparece acompanhando as ações da Secretária Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), comandada por seu pai, o ex-deputado Sabá Reis.
Uma pequena parte de vereadores pede o retorno das atividades presenciais. Mas, para isso, é necessária a reunião do colégio de líderes para deliberar sobre a volta dos trabalhos dentro da Casa. O encontro para definição só pode acontecer com determinação do presidente do parlamento, que não apareceu na última sessão plenária.
“Como o presidente não apareceu, não tem nada definido. estamos cobrando uma reunião com os líderes do partido para decidir isso”, argumentaram alguns vereadores que fazem parte do colegiado de liderança.
Sem previsão do aparecimento de David Reis nas sessões, a expectativa por parte dos vereadores é de que, a partir da próxima semana, possam reunir para deliberar sobre o retorno das atividades presenciais.
Congelamento da imagem
Durante a semana, a vereadora Glória Carratte (PL) reclamou da ausência dos colegas no plenário. A parlamentar chegou a falar que os colegas que estavam participando das sessões de forma remota “congelaram” as imagens para simular presença.
Virose
Outras informações apuradas pelo O Poder dão conta de que o vereador David Reis teria contraído uma virose, por isso, estaria afastado das sessões plenárias.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Divulgação