novembro 25, 2024 06:24

Indefinição do novo líder do governo na Aleam começa a incomodar deputados da base aliada

Passados 40 dias de indefinição do novo líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), alguns deputados da base governista demonstram incômodo. Os parlamentares afirmam que a ausência oficial do “comandante” da bancada está prejudicando os debates e as manifestações dos políticos no parlamento.

Segundo os comentários nos bastidores da Aleam, apurados pela reportagem do Portal O Poder nesta segunda-feira, 19, a bancada aguarda a decisão do governador Wilson Lima (PSC), que vai escolher nas próximas semanas quem vai assumir a vaga deixada pela pela deputada Joana Darc (PL), afastada das atividades do plenário por licença-maternidade de 120 dias.

De acordo com um dos deputados da base governista que não quis se identificar, com a ausência da deputada Joana Darc, a titularidade da liderança passou para Saullo Vianna que é o vice-líder. “O governo tem o líder e dois vice-líderes oficialmente e está sem liderança agora. O Saullo está fazendo o papel de líder, mas precisa ter dois vice-líderes. O governo precisa colocar o seu líder para substituir a Joana Darc e, ao mesmo tempo, oficializar dois deputados da base para ocuparem a vice-liderança”, afirmou o parlamentar.

O deputado afirmou, ainda, que todos os deputados da base tem capacidade para exercer a função de líder e vice-líder, mas até o momento o governador Wilson Lima não reuniu com os deputados para debater o tema. Na avaliação do parlamentar a indefinição do novo líder tem prejudicado a base governista, que não pode tomar decisões oficiais em nome do governo por ser papel exclusivo do líder do governo na Aleam.

“O governo está sem líder na Assembleia Legislativa e durante as matérias e debates os deputados da base ficam inibidos porque não podem tomar uma decisão, pois o líder tem caráter de oficialidade e também os dois vice-líderes. A base só está trabalhando com um vice-líder (Saullo Vianna). Falta o líder ser oficializado e o outro vice-líder pois quem está fazendo o papel de líder é Saullo Viana e também de vice-líder acumulativamente”, alfinetou.

Outro deputado da base governista também afirmou que a decisão de escolher o novo líder é de total decisão do governador Wilson Lima. “A liderança é prerrogativa do governador Wilson Lima, não é deputado que escolhe. Se o govenador não mudou é porque ele não quer mudar”, ressaltou.

No páreo

Entre os nomes cogitados para assumir a vaga estão os dos deputados Belarmino Lins (Progressita), Mayara Pinheiro (PP) e Nejmi Aziz (PSD) que podem ser escolhidos pelo governador.

O Portal O Poder entrou em contato via e-mail com a Secretaria de Comunicação do governo, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

 

 

 

 

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!