Passados 40 dias de indefinição do novo líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), alguns deputados da base governista demonstram incômodo. Os parlamentares afirmam que a ausência oficial do “comandante” da bancada está prejudicando os debates e as manifestações dos políticos no parlamento.
Segundo os comentários nos bastidores da Aleam, apurados pela reportagem do Portal O Poder nesta segunda-feira, 19, a bancada aguarda a decisão do governador Wilson Lima (PSC), que vai escolher nas próximas semanas quem vai assumir a vaga deixada pela pela deputada Joana Darc (PL), afastada das atividades do plenário por licença-maternidade de 120 dias.
De acordo com um dos deputados da base governista que não quis se identificar, com a ausência da deputada Joana Darc, a titularidade da liderança passou para Saullo Vianna que é o vice-líder. “O governo tem o líder e dois vice-líderes oficialmente e está sem liderança agora. O Saullo está fazendo o papel de líder, mas precisa ter dois vice-líderes. O governo precisa colocar o seu líder para substituir a Joana Darc e, ao mesmo tempo, oficializar dois deputados da base para ocuparem a vice-liderança”, afirmou o parlamentar.
O deputado afirmou, ainda, que todos os deputados da base tem capacidade para exercer a função de líder e vice-líder, mas até o momento o governador Wilson Lima não reuniu com os deputados para debater o tema. Na avaliação do parlamentar a indefinição do novo líder tem prejudicado a base governista, que não pode tomar decisões oficiais em nome do governo por ser papel exclusivo do líder do governo na Aleam.
“O governo está sem líder na Assembleia Legislativa e durante as matérias e debates os deputados da base ficam inibidos porque não podem tomar uma decisão, pois o líder tem caráter de oficialidade e também os dois vice-líderes. A base só está trabalhando com um vice-líder (Saullo Vianna). Falta o líder ser oficializado e o outro vice-líder pois quem está fazendo o papel de líder é Saullo Viana e também de vice-líder acumulativamente”, alfinetou.
Outro deputado da base governista também afirmou que a decisão de escolher o novo líder é de total decisão do governador Wilson Lima. “A liderança é prerrogativa do governador Wilson Lima, não é deputado que escolhe. Se o govenador não mudou é porque ele não quer mudar”, ressaltou.
No páreo
Entre os nomes cogitados para assumir a vaga estão os dos deputados Belarmino Lins (Progressita), Mayara Pinheiro (PP) e Nejmi Aziz (PSD) que podem ser escolhidos pelo governador.
O Portal O Poder entrou em contato via e-mail com a Secretaria de Comunicação do governo, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Acervo O Poder