A Comissão Europeia anunciou, nesta segunda-feira, 26, que iniciou um processo judicial contra a AstraZeneca por atrasos nas entregas de vacinas contra a covid-19.
A entidade alega que o contrato de fornecimento de imunizantes não foi respeitado porque a empresa não apresentou um plano confiável para garantir as entregas no prazo correto.
A decisão foi divulgada pela comissária de Saúde da União Europeia, Stella Kyriakides, em publicação no Twitter. Segundo ela, todos os 27 países do bloco apoiaram a ação.
Our priority is to ensure #COVID19 vaccine deliveries take place to protect the health of 🇪🇺.
This is why @EU_Commission has decided jointly with all Member States to bring legal proceedings against #AstraZeneca.
Every vaccine dose counts. Every vaccine dose saves lives.
— Stella Kyriakides (@SKyriakidesEU) April 26, 2021
“Nossa prioridade é garantir que as entregas da vacina contra a covid-19 ocorram para proteger a saúde da União Europeia. Por isso, a Comissão decidiu, juntamente com todos os países-membros, ingressar com uma ação judicial contra AstraZeneca. Cada dose de vacina conta. Cada dose de vacina salva vidas”, escreveu.
Em janeiro, a AstraZeneca disse que não iria entregar 300 milhões de doses da vacina no tempo que havia sido acordado. Desde então, há uma disputa entre o bloco de nações europeias e a empresa farmacêutica.
Conteúdo: ANSA
Foto: Reprodução