fevereiro 22, 2026 02:58

Após declaração de Guedes, embaixador chinês descarta atrito

O embaixador chinês, Yang Wanming, afirmou nesta quarta-feira (28) ter conversado por telefone com o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França.

O diplomata chinês disse que ambos concordaram em reforçar a “confiança política mútua num ambiente sadio e amigável, implementar os consensos entre os chanceleres” e continuar a parceria de vacinas.

A declaração se deu após a fala do ministro da Economia, Paulo Guedes, dizer em reunião na terça-feira (27) que o “chinês que inventou o vírus” e que a vacina do país é “menos efetiva” do que o imunizante da Pfizer, dos Estados Unidos.

Apesar de ter pedido para que essa parte da reunião não fosse divulgada, o encontro estava sendo transmitido ao vivo, o que gerou reação do embaixador chinês. Pelas redes sociais, Yang Wanming não citou Guedes, mas reforçou que a China é o principal fornecedor das vacinas e os insumos ao Brasil.

Hoje, Guedes disse que usou “imagem infeliz” ao criticar China e se retratou pela fala. “Somos muito gratos a China porque eles nos enviaram a vacina, eu tomei a Coronavac”, afirmou o ministro.

 

Conteúdo: Congresso em foco

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!