fevereiro 21, 2026 19:33

Revista Nature afirma que Bolsonaro minimizou ciência durante ‘crise épica de saúde’

Reportagem publicada nesta terça-feira, 27, na revista científica Nature aponta que o governo federal agiu repetidas vezes contra orientações científicas e tornou a pandemia ainda pior do que já seria.

“Cientistas brasileiros dizem que a promoção de desinformação pela administração Bolsonaro piorou as coisas”, diz o texto.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) minimizou a pandemia, chamando a doença de “gripezinha”. Deu a entender que as vacinas são perigosas e podem transformar a pessoa em jacaré. Recusou-se a usar máscaras e discursou contra sua eficácia. Criticou governadores e prefeitos que decretaram quarentenas. E impediu uma coordenação federal para combater a disseminação da doença.

“Embora cientistas reconheçam que o atual surto de Covid-19 no Brasil deve-se parcialmente à disseminação de variantes do [novo] coronavírus – particularmente uma versão altamente transmissível do vírus chamada P.1 [a ‘variante de Manaus’] – eles dizem que a inação do governo permitiu a disseminação”.

A revista também lembra que Bolsonaro questionou a “pressa” por vacinas. Procurado pela revista, o governo federal optou por não se manifestar.

 

 

 

 

 

Conteúdo: O Antagonista

Foto:Isac Nóbrega/PR

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!