abril 29, 2025 07:43

Projeto de Lei do Governo quer regularizar a inadimplência de 9 mil imóveis no Amazonas

O Governo do Estado enviou esta semana para a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) o Projeto de Lei que institui os Planos de Recuperação de Créditos Habitacionais e de Regularização de Titularidade de Imóveis pertencentes ou incorporados à carteira imobiliária da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab).

De acordo com a Mensagem Governamental, atualmente 9.957 contratos de financiamento dos mutuários estão com as parcelas vencidas no Amazonas. O projeto está em tramitação pelas comissões da Aleam e deve ser votado na próxima quarta-feira, 4.

Trecho do projeto diz que os percentuais de descontos do Plano de Recuperação de Créditos Habitacionais poderão alcançar até 80% na redução de juros moratórios e remuneratórios dos contratos, atingindo, assim, todas as faixas de financiamentos.

As consequências na economia causadas pela pandemia, que aumentou o número de desemprego, também são citadas na mensagem governamental. “Ademais, em decorrência dos efeitos da pandemia da covid-19, a queda da atividade econômica, como reflexo das necessárias medidas restritivas de circulação de pessoas, amplia o risco de forte aumento da inadimplência, sendo indispensável que medidas ágeis e eficazes sejam adotadas, com vistas a mitigar tais consequências negativas, de modo que sejam minimizados os efeitos nos índices de desemprego, objetivando, da mesma forma, a manutenção do acesso ao crédito de empresas e mantendo funcionais as cadeias produtivas da economia local”.

Descontos

Os mutuários dos contratos de financiamentos imobiliários que se encontram com prestações vencidas e não pagas poderão obter abatimento dos juros remuneratórios e mora incidente sobre o valor das prestações em atraso, nas seguintes condições e percentuais:

– à vista, com 80% (oitenta por cento) de redução;

– em até 12 (doze) parcelas mensais, com redução de 70% (setenta por cento);

– de 13 (treze) a 24 (vinte e quatro) parcelas mensais, com redução de 60% (sessenta por cento);

-de 25 (vinte e cinco) a 36 (trinta e seis) parcelas mensais, com redução de 40% (quarenta por cento), entre outras opções.

 O Portal O Poder entrou em contato via aplicativo de mensagem com a assessoria da Suhab, que confirmou o envio do projeto e está esperando a votação dos deputados para oficializar as negociações com os mutuários.

 

 Augusto Costa, para O Poder

Foto Divulgação

Últimas Notícias

Entidade alvo da PF por fraude no INSS contratou filho de Lewandowski

Uma das entidades investigadas pela Polícia Federal (PF) por envolvimento no bilionário esquema de fraude nos descontos sobre aposentadorias...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!