O deputado Álvaro Campelo (PP) anunciou a possibilidade da construção de um Polo Industrial e Têxtil em Itacoatiara, a 276 quilômetros de Manaus. O anúncio foi feito durante seu discurso na manhã desta quinta-feira, 6, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
O parlamentar comunicou aos colegas sobre uma reunião ocorrida na tarde dessa quarta-feira, 5, para tratar sobre a instalação de um parque fabril no município. “Dos 10 mil quilômetros quadrados da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), 1.250 estão em Itacoatiara. Desde o surgimento do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), essa área não está sendo aproveitada. O município tem porto, aeroporto, rodovia e poderia oferecer mais emprego e renda”, disse.
Campelo também disse que a maior parte dessas terras pertence ao Banco do Brasil. Além disso, há uma proposta de desapropriação em andamento. “A questão fundiária é um dos entraves dessa área. A outra é a questão ambiental. Nós estamos aguardando o posicionamento do Governo Estadual”, informou.
“Eu cobrei a proposta que o Banco do Brasil fez para aquela área para que nós possamos iniciar o processo de construção do Polo Industrial e Têxtil, já que há interesses de empresas de se consolidarem em Itacoatiara”, relatou o deputado Álvaro Campelo.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins