setembro 9, 2025 03:32

Papa defende quebra de patentes de vacinas contra Covid-19

Neste sábado, 8, o Papa Francisco defendeu a suspensão de patentes de vacinas contra o novo coronavírus para favorecer o fornecimento de imunizante a países pobres. A mensagem foi enviada aos organizadores de um show beneficente em prol de uma distribuição mais justa dos imunizantes.

“Uma variante desse vírus é o nacionalismo fechado, que impede, por exemplo, um internacionalismo das vacinas”, disse Francisco.

Em seu discurso, o papa pediu “um espírito de justiça que nos mobilize para garantir o acesso universal à vacina e a suspensão temporária dos direitos de propriedade intelectual”.

Na quarta-feira, 5, o governo dos Estados Unidos anunciou que apoia a suspensão de patentes de vacinas contra Covid-19 e que pretende discutir o assunto na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Na quinta-feira, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, afirmou que a União Europeia está pronta a participar do debate, e recebeu apoio do presidente francês, Emmanuel Macron.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, também se posiciona a favor da suspensão.

Já a Alemanha, maior potência econômica da UE e sede de um grande setor farmacêutico, rejeitou a ideia.

 

 

 

 

 

Conteúdo: G1

Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane

Últimas Notícias

Clínica dentária expande com técnica de implante menos agressiva

Uma técnica de implante dentário desenvolvida em Manaus tem chamado atenção por realizar um procedimento menos agressivo do que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!