Em reunião realizada nesta terça-feira, 11, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde decidiu intimar o ex-secretário de Saúde Marcelo Lopes para dar explicações, sobre os vencimentos acima da média pagos a alguns médicos. Os esclarecimentos deverão acontecer no próximo dia 18.
O requerimento solicitando a presença de Lopes foi proposto pelo relator da CPI, deputado Jorge Everton (MDB), e aprovado por unanimidade. “Foi ele [Marcelo Lopes] quem autorizou os pagamentos. Portanto, terá de explicar com base em que eles foram feitos”, disse.
Contracheques
A CPI da Saúde teve conhecimento do vazamento de contracheques de alguns profissionais das unidades hospitalares do Estado com vencimentos acima da média. O médico Murilo César de Melo foi um dos que tiveram informações pessoais expostas nas redes sociais.
Na semana passada, ele foi ouvido pelos parlamentares. Questionado sobre os contratos que constam no seu contracheque, o médico afirmou que recebeu o primeiro pagamento na gestão do então secretário, Olivan Júnior, e o segundo, na gestão do ex-titular da Saúde Marcelo Lopes.
“Os dois seletivos foram ‘seletivos covid’, como a gente diz”, explicou, acrescentando que os processos ocorreram de acordo com a demanda do Estado.
Agendamentos
Dois médicos que não compareceram à reunião da CPI desta terça-feira serão intimados novamente a dar esclarecimentos nesta quinta, 13. No próximo dia 18, será a vez do ex-secretário de Saúde Marcelo Lopes e mais dois profissionais da área.
Anderson Soares, para O Poder
Foto: Divulgação