Após visitar, nas últimas semanas, alguns hospitais do Estado, tanto na capital como no interior, o deputado Renan Filho (Republicanos) afirma ter constatado a falta de médicos nas unidades de saúde para atender a população.
“Como todos sabem, ultimamente, a gente tem visitado todos os hospitais. Uma das visitas que a gente fez há pouco tempo foi ao Cosme e Silva. É de conhecimento público que a unidade estava passando por problemas devido à falta de médicos, e o Estado todo está passando por isso”, comentou.
Renan lembrou que domingo, 9, após receber uma denúncia, viajou para o município de Caroebe, distante a cerca de 350 quilômetros de Boa Vista, onde também constatou a falta de profissionais.
“Encontramos um hospital muito bonito, arrumado, bem feito, só que não tinha médicos para atender lá no município. Recebemos o comunicado por volta das 20h dando conta de que lá estava um verdadeiro caos”, informou.
Segundo o parlamentar, ao ir aos hospitais, ele está representando a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), com o intuito de levar ao secretário de Saúde, bem como ao governador, o que realmente acontece dentro das unidades.
“Fui ao HGR [Hospital Geral de Roraima] no último sábado [8] e verificamos que a única máquina de tomografia está quebrada. Enquanto isso, as pessoas estão perdendo as vidas”, lamentou, ao acrescentar que o aparelho é importante principalmente para pacientes diagnosticados com Covid-19.
Outro lado
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que o Pronto Atendimento Cosme e Silva conta com 40 médicos no quadro, o Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento possui 308 e a Unidade Mista de Caroebe tem quatro profissionais.
A secretaria esclareceu ainda que o Governo do Estado está trabalhando para reforçar a equipe médica nas unidades hospitalares com a contratação de novos médicos, via edital.
Sobre o novo tomógrafo do Hospital Geral de Roraima, a Sesau esclareceu que o aparelho está em pleno funcionamento para atender às demandas da unidade. O antigo apresentou necessidade de manutenção corretiva, mas o serviço já está sendo realizado.
Anderson Soares, para o Poder
Foto: Divulgação Ascom ALE-RR