Os casos de estupro de crianças e adolescentes no Estado aumentaram nos últimos anos, conforme informações da deputada estadual Lenir Rodrigues (Cidadania) levadas à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) na semana que antecede o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual, em 18 de maio, próxima terça-feira. Este ano, até março, foram 74 registros desse tipo de crime.
Os dados apresentados pela parlamentar são do Núcleo de Estatística da Polícia Civil de Roraima e apontam ainda que, em 2019, foram registrados 239 estupros de crianças e adolescentes, número que chegou a 324 em 2020.
“São casos oficiais, porque esse crime é calado, é silencioso. A criança e o adolescente sofrem por anos e anos, às vezes, para se manifestar contra essa barbárie”, comentou Lenir.
Para a deputada, tratar do assunto às vésperas do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual é uma forma de alertar a população e as autoridades sobre a alta incidência de crimes que vitimam crianças e adolescentes em Roraima.
“Estou falando agora desse tema para chamar a atenção da nossa sociedade, porque a campanha ‘Faça Bonito’, que tem o intuito de sensibilizar e informar sobre a violência sexual contra os nossos meninos e meninas, está completando 21 anos”, justificou.
Anderson Soares, para O Poder
Foto: Divulgação Ascom ALE-RR