Após visitarem espaços para práticas esportivas, o deputado João Luiz (Republicanos) e representantes do esporte no Amazonas devem realizar uma reunião técnica para a elaboração de um Projeto de Lei de Incentivo ao Esporte no Estado. A informação foi dada pelo parlamentar em seu discurso na manhã desta terça-feira, 18, na Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
“A Lei de Incentivo ao Esporte é de suma importância para o avanço no nosso Estado. Na próxima semana, vamos organizar uma reunião técnica para que possamos buscar ideias para a elaboração desta lei e também a recriação da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), para que tenha funcionabilidade”, explicou.
O parlamentar relatou que visitou alguns espaços nesta segunda-feira, 17, e constatou que eles “precisam funcionar” de forma mais urgente. “O esporte amazonense só tende a ganhar. Que o Amazonas não venha somente exportar amazonenses, mas que os atletas possam ficar aqui e elevar o esporte local para o Brasil e mundo”, afirmou o deputado.
Audiência Pública
João Luiz começou seu discurso relembrando a Audiência Pública que aconteceu na última quinta-feira, 13, para a possível recriação da da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
“Não é só recriar por recriar, mas com nova metodologia, nova temática e novo alcance. Sabemos que o esporte é de fundamental importância para que a saúde da população esteja bem. Segundo a medicina, a prática de atividade esportiva faz com que o corpo da pessoa tenha maior resistência e, no caso de quem contraiu coronavírus, a recuperação pode ser mais rápida sem deixar sequelas”, enfatizou ao agradecer a participação de todos no evento.
A Audiência foi realizada no plenário Ruy Araújo e contou com a participação do diretor-presidente da Fundação Amazonense de Alto Rendimento (Faar), Jorge Elias, representando o governador Wilson Lima (PSC); de representantes das Secretarias de Estado de Educação e Desporto (Seduc) e de Saúde (SES-AM), além de representantes do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-AM), da Comissão de Esporte, Saúde e Bem-estar da OAB-Amazonas, diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), Gerson Mourão, Comissão de Esporte da Aleam e presidentes de federações esportivas do Estado.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Danilo Mello/Aleam