Diante dos vários conflitos entre garimpeiros e indígenas registrados nos últimos dias em Roraima, o deputado Renan Filho (Republicanos) usou a tribuna na manhã desta quarta-feira, em sessão na Assembleia Legislativa (ALE-RR), para defender a legalização do garimpo no Estado.
“O garimpeiro é um trabalhador que vive num estado que é do contracheque e, através do seu esforço, infelizmente, dentro da ilegalidade, está sendo tratado como bandido. Eu acho que não só esta Casa, mas também os nossos parlamentares federais, precisamos fazer algo para trazer um benefício que coloque dentro da legalidade a atividade do garimpo em Roraima”, argumentou.
O parlamentar ressaltou, ainda, que tem observado diariamente trabalhadores que vivem da mineração sendo tachados de bandidos. Segundo ele, os políticos de Roraima precisam unir forças para pleitear em Brasília melhorias que ajudem os garimpeiros.
“Já aprovamos aqui nesta Casa, passou por comissão e plenário, a legalização do minério do garimpo no nosso Estado. Temos aqui, por trás dessas paredes, uma estátua [Monumento ao Garimpeiro] que diz, literalmente, que garimpeiro não é bandido”, reforçou.
Renan avaliou que a legalização do garimpo vai trazer vários benefícios, não apenas ao garimpeiro, mas também ao Estado, e citou como exemplo mais desenvolvimento e prosperidade do setor econômico.
“Precisamos de uma solução para tirar esses trabalhadores da ilegalidade. A Assembleia Legislativa já fez a sua parte, agora, a gente quer contar com a nossa bancada federal. Acreditamos muito nos nossos senadores que nos representam. Esperamos que, em um curto espaço de tempo, tenhamos uma resposta para que não aconteça o que vem ocorrendo na questão das áreas indígenas”, concluiu.
Anderson Soares, para o Poder
Foto: Lúcio Moreira