fevereiro 23, 2025 16:57

Prefeito Beleza quer destituir presidente da Câmara por contrariar interesses, diz deputado

O deputado Delegado Péricles (PSL) acusou o prefeito de Santa Isabel do Rio Negro, Ribamar Beleza (PP), de querer destituir do cargo de presidente da Câmara Municipal do município a vereadora Márcia Goes (Podemos) por contrariar os interesses do chefe do executivo municipal. A denúncia foi feita nesta quarta-feira, 19, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

“Democraticamente, a presidente da Câmara de vereadores foi eleita pela maioria de seus colegas. Simplesmente por contrariar os interesses do Prefeito, encaminhando ofício e cobrando em seu papel de fiscalizar o município, Beleza ficou chateado e reuniu  vereadores na intenção de destituí-la do cargo de  presidente do parlamento. Justificaram que ela fez uma contratação de serviço sem anuência da Mesa Diretora. Se isso for motivo, a maioria das Casas Legislativas perderá seus presidentes”, comentou.

O parlamentar disse que o ato é totalmente desproporcional e “estranho” visto que, o Processo Administrativo é feito por pessoas contratadas que também não foram comunicadas à Mesa Diretora. De acordo com o deputado, o julgamento acontece nesta quarta-feira, 19.

“O prefeito Beleza tem inúmeros processos no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Na última eleição, ele estava inelegível”, denunciou Péricles.

Cautela

O deputado Adjuto Afonso (PDT) vê com preocupação a conduta de Beleza pois pode influenciar demais gestores em outros municípios do Amazonas, bem como a capital.

“Eu vejo isso como perseguição. Temos que ver com cautela essa arbitrariedade porque, a qualquer momento, o prefeito que não gosta de vereador pode mandar instalar uma comissão processante e muitos deles contam com vereadores aliados. E isso pode abrir atrocidades em muitos municípios”, comentou.

Ele também falou que a conduta do prefeito Beleza (PP) não é novidade. “Mais grave ainda é o prefeito que está inelegível se manter no poder. Foi assim em Barcelos. Ele ficou todo o tempo no cargo mesmo sendo cassado”, disse o parlamentar.

Álvaro Campelo (Progressistas) também fez sua avaliação do caso. “É inadmissível que esse tipo de manobra esteja acontecendo, até porque passamos da hora dos coronéis de barranco”, criticou.

Wilker Barreto (Podemos) relembrou que já trouxe para a tribuna denúncias contra o prefeito Beleza (PP). Ele teria contratado a própria esposa para prestar serviços em Santa Isabel do Rio Negro por R$ 300 mil.

“Por isso, eu queria propor para que possamos ir ao Procurador de Justiça e acionar o Ministério Público. Você não pode arrancar uma presidente eleita simplesmente porque os vereadores viraram base do prefeito. É um atentado à democracia”, ressaltou o deputado.

 

Priscila Rosas, para O Poder

Foto: Divulgação 

 

 

Últimas Notícias

Semasc intensifica ações para combater uso de crianças pedindo dinheiro nos semáforos de Manaus

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou uma grande ação, nesta sexta-feira, 21, em seis...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!