dezembro 28, 2024 03:38

Instalação de alta complexidade na saúde do interior é pauta na Aleam

A instalação da alta complexidade em saúde nos municípios do interior repercutiu durante o Pequeno Expediente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta terça-feira, 25. A pauta foi levantada pelo deputado Tony Medeiros (PSD), que comemorou o fato do Governo do Amazonas começar a implantar a regionalização da Saúde.

“Vejo que o que parecia utópico começa a se tornar realidade quando assisto a uma peça publicitária do governo dizendo que começa a interiorização da alta complexidade, que 50 leitos de UTI serão instalados no interior, começando por Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Tefé, Tabatinga e Humaitá”, disse.

Para o deputado, a chegada da alta complexidade no interior é uma notícia aguardada pelos moradores. “Enquanto Manaus tem 864 leitos de UTI, no interior não há nenhum. O sonho começa a se tornar realidade. Eu tenho que celebrar essa conquista que não é só desta Casa, mas de todo o povo do Amazonas, especialmente daqueles que vivem no interior”, finalizou.

Projeto

O projeto de implantação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Interior do Amazonas faz parte do programa Saúde Amazonas, por meio do projeto Saúde nas Calhas, no qual o Governo do Amazonas pretende implantar estrutura de média e alta complexidade nos hospitais dos oito municípios polos de saúde regional.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), serão inicialmente 50 leitos distribuídos em Parintins, Itacoatiara, Humaitá, Tabatinga e Tefé. Na segunda etapa, serão contemplados  os polos de Eirunepé, Lábrea e Manacapuru.
“É a primeira vez que o Amazonas terá UTIs no interior e sentimos o quanto isso é importante e fez falta no momento da pandemia. É algo que ninguém se preocupou, ninguém começou nenhum projeto de UTI no interior e nós vamos fazer isso, porque o povo do interior merece respeito e tem que ter um atendimento de qualidade”, disse o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), no último dia 18, quando divulgou o avanço da implantação de UTI.
Parintins 
O deputado estadual Tony Medeiros é conhecido pela atuação em Parintins, a 369,2 quilômetros de Manaus. O município tem uma parceria de governos estadual, federal e municipal, com a participação da iniciativa privada, e irá permitir a implantação de seis leitos UTI adulto e pediátrico no hospital Jofre Cohen e quatro leitos de UTI neonatal no hospital Padre Colombo.
A iniciativa contará, ainda, com emenda do deputado federal Átila Lins (PP-AM). De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, o Estado apoiará os municípios na implantação e manutenção dos leitos.
Priscila Rosas, com informações da SES-AM
Foto: Divulgação/SES-AM

 

Últimas Notícias

Roberto Cidade solicita implementação de cursos de qualificação para fortalecer o turismo em Manaus

Mundialmente conhecida por suas belezas naturais, culturais e gastronômicas, Manaus poderia ser ainda melhor explorada turisticamente. Pensando nisso, o...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!