fevereiro 20, 2026 20:54

Instalação de alta complexidade na saúde do interior é pauta na Aleam

A instalação da alta complexidade em saúde nos municípios do interior repercutiu durante o Pequeno Expediente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta terça-feira, 25. A pauta foi levantada pelo deputado Tony Medeiros (PSD), que comemorou o fato do Governo do Amazonas começar a implantar a regionalização da Saúde.

“Vejo que o que parecia utópico começa a se tornar realidade quando assisto a uma peça publicitária do governo dizendo que começa a interiorização da alta complexidade, que 50 leitos de UTI serão instalados no interior, começando por Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Tefé, Tabatinga e Humaitá”, disse.

Para o deputado, a chegada da alta complexidade no interior é uma notícia aguardada pelos moradores. “Enquanto Manaus tem 864 leitos de UTI, no interior não há nenhum. O sonho começa a se tornar realidade. Eu tenho que celebrar essa conquista que não é só desta Casa, mas de todo o povo do Amazonas, especialmente daqueles que vivem no interior”, finalizou.

Projeto

O projeto de implantação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Interior do Amazonas faz parte do programa Saúde Amazonas, por meio do projeto Saúde nas Calhas, no qual o Governo do Amazonas pretende implantar estrutura de média e alta complexidade nos hospitais dos oito municípios polos de saúde regional.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), serão inicialmente 50 leitos distribuídos em Parintins, Itacoatiara, Humaitá, Tabatinga e Tefé. Na segunda etapa, serão contemplados  os polos de Eirunepé, Lábrea e Manacapuru.
“É a primeira vez que o Amazonas terá UTIs no interior e sentimos o quanto isso é importante e fez falta no momento da pandemia. É algo que ninguém se preocupou, ninguém começou nenhum projeto de UTI no interior e nós vamos fazer isso, porque o povo do interior merece respeito e tem que ter um atendimento de qualidade”, disse o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), no último dia 18, quando divulgou o avanço da implantação de UTI.
Parintins 
O deputado estadual Tony Medeiros é conhecido pela atuação em Parintins, a 369,2 quilômetros de Manaus. O município tem uma parceria de governos estadual, federal e municipal, com a participação da iniciativa privada, e irá permitir a implantação de seis leitos UTI adulto e pediátrico no hospital Jofre Cohen e quatro leitos de UTI neonatal no hospital Padre Colombo.
A iniciativa contará, ainda, com emenda do deputado federal Átila Lins (PP-AM). De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, o Estado apoiará os municípios na implantação e manutenção dos leitos.
Priscila Rosas, com informações da SES-AM
Foto: Divulgação/SES-AM

 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!