O deputado Serafim Corrêa (PSB) voltou a criticar a secretária de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida como “Capitã Cloroquina”, na manhã desta quarta-feira, 26. Para o parlamentar a secretária expôs seu discurso ao ridículo.
Durante sessão plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o parlamentar lamentou as falas de Pinheiro sobre a logo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O comentário da secretária virou meme nas redes sociais.
“Eu quero registrar que é lamentável que uma médica que deveria saber da importância e relevância da Fiocruz tenha feito essa confusão expondo suas palavras ao ridículo. Deixo aqui meus aplausos aos 121 anos da Fiocruz e a minha tristeza diante da ignorância da Dra. Mayra, que deveria conhecer a Fundação”, disse.
Nesta terça-feira, durante seu depoimento na CPI da Pandemia, o senador Randolfe Rodrigues mostrou um áudio de Mayra Pinheiro afirmando que a Fiocruz preocupa-se muito com pautas LGBTI e que possui um objeto fálico inflável na porta.
Serafim mostrou, em plenário, que esse objeto que Mayra se “confundiu” seria, na verdade, a logo comemorativa dos 120 anos da Fiocruz .
“São as duas torres da Fiocruz. Pegaram uma das torres e fizeram uma logo estilizada de 120 anos. Isso fez com que a ‘Capitã Cloroquina’ tivesse visto um p*nis”, explicou Corrêa.
A reportagem tentou falar com o deputado Delegado Péricles (PSL), principal apoiador de Bolsonaro, mas até a publicação desta matéria, o parlamentar não havia respondido o questionamento.
Fiocruz
No dia 25 de maio, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) completou 121 anos de existência com várias atividades comemorativas realizadas pela instituição.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Danilo Mello/Aleam