Líderes políticos se manifestaram sobre o anúncio da Conmebol, nesta segunda-feira, 31, que confirmou o Brasil como sede da Copa América. A previsão é que o torneio inicie no próximo dia 13 e termine em 10 de julho. Nas redes sociais, governadores, prefeitos e entre outros políticos reagiram sobre o evento.
“Não tem público né… Não tendo público não tem problema. É só dividir bem as sedes e acabou”, disse o vice-presidente Hamilton Mourão.
O senador e presidente da CPI da Pandemia, Omar Aziz, também falou sobre o anúncio: “Se não tiver público e tiver todas as garantias sanitárias, com certeza absoluta, não vejo grandes problemas, porque nós temos já campeonatos andando”.
Confira outras reações:
🇨🇴 Colômbia: Após enormes protestos, governo desiste de sediar a Copa América.
🇦🇷 Argentina: Pandemia se agrava e governo abandona Copa América.
🇧🇷 Brasil: Após enormes protestos e com pandemia gravíssima, governo Bolsonaro aceita receber o campeonato.
Retrato de um genocídio.
— PSOL 50 (@psol50) May 31, 2021
A Argentina, com 77 mil mortos, se negou a sediar a Copa America. O Brasil, com 462 mil mortos, aceitou. É um deboche com o nosso povo.
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) May 31, 2021
Enquanto o povo cobra movimentos do governo no caminho da vacinação, Bolsonaro dá mais uma demonstração de descaso e insanidade confirmando a Copa América no Brasil. Os governadores devem se posicionar no sentido contrário. É mais um grande absurdo desse governo.
— Humberto Costa (@senadorhumberto) May 31, 2021
Bolsonaro ignorou diversos e-mails da Pfizer sobre ofertas de vacina e demorou meses para comprar as doses. Já o e-mail da Conmebol sobre o Brasil sediar a Copa América, o genocida respondeu prontamente e ainda aceitou trazer o torneio. Bolsonaro não pode mais presidir o Brasil! pic.twitter.com/lcVRtEJwLv
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) May 31, 2021
Com mais de 462 mil mortes sediar a Copa América é um campeonato da morte. Sindicato de negacionistas: governo, Conmebol e CBF. As ofertas de vacinas mofaram em gavetas mas o ok para o torneio foi ágil. Escárnio.
— Renan Calheiros (@renancalheiros) May 31, 2021
Pandemia em expansão. Brasil é, neste momento, um grande covidário. Hoje ficamos sabendo que o Brasil vai sediar a "Cova América". Um total cinismo em relação ao que está acontecendo. Inacreditável.
— Henrique Mandetta (@lhmandetta) May 31, 2021
A CPI DA COVID tem que agir preventivamente. Convocar o presidente da CBF e as autoridades esportivas para saber quais os cuidados que serão tomados para realização da Copa América. (…)
— Ciro Gomes (@cirogomes) May 31, 2021
Da Redação O Poder
Foto: Lucas Figueiredo / CBF