fevereiro 21, 2026 23:27

Requerimento pede prioridade em cobertura 5G no Amazonas e região Norte

Um requerimento apresentado pelo deputado João Luiz (Republicanos) pede prioridade para o Amazonas e para demais Estados da região Norte no serviço 5G das operadoras de telefonia. Em seu discurso desta terça-feira, 1º, o parlamentar pediu aos colegas que assinassem um Requerimento de sua autoria formalizando o pedido.

“O serviço vai levar de 5 a 10 anos para chegar ao Amazonas. No interior do Estado não tem nem 4G, mas quem sabe melhora o serviço”, relatou João Luiz.

O parlamentar afirmou que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não conhece a realidade do interior do Amazonas e que “vive em um mundo de ficção”.

“A falta de expansão desse empreendimento (telecomunicação) afeta a todos os setores do interior do Amazonas. O Ministério da Comunicações e a Anatel estão cientes sobre a situação”, contou o deputado.

Participação em Audiência Pública

O deputado João Luiz relatou que participou de Audiência Pública proposta por Silas Câmara (Republicanos), na Câmara dos Deputados, para discutir a qualidade da cobertura e do sinal da telefonia móvel e de internet no país. Conforme João Luiz, o representante da empresa Oi e ele mostraram dados divergentes sobre a cobertura de telefonia móvel do Amazonas.

“Os dados estavam em ‘azul’, mas os dados que mostrei mostravam níveis críticos e pioram com o passar dos anos em alguns municípios”, explicou.

Outro ponto ressaltado na reunião, e informado pelo deputado em plenário, é que a empresa TIM firmou compromisso de que terá uma loja em cada município polo do Amazonas. Serão instalados pontos de atendimento físico em sete calhas, até setembro. Por outro lado, a Vivo já possui lojas em cinco calhas e ainda falta instalar cinco pontos de atendimento. Já a Claro mantém lojas em quatro calhas e também falta instalar mais seis pontos.

5G

No início de março, a Anatel liberou a íntegra da proposta do edital da cobertura 5G. A minuta não traz os preços mínimos para cada frequência que será colocada à venda, mas traz as condições de participação, os lotes a serem vendidos e obrigações. O Tribunal de Contas da União (TCU) deve avaliar a proposta.

“O 5G trará mudanças mais profundas para aplicações industriais e de automação do que para usuários de smartphones. Esses usuários terão à disposição taxas de transmissão média e de pico muito superiores ao 4G, mas a grande inovação da quinta geração é em aplicações comerciais (como carros autônomos, cirurgias remotas, sensores em parque industrial, entre outras)”, promete a Agência Nacional.

O Poder entrou em contato com a Anatel para outras informações sobre a proposta, mas não houve resposta até a publicação desta matéria.

 

Priscila Rosas, para O Poder

Foto: Marcello Casal Junior/Agência Brasil 

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

 

 

 

 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!