julho 7, 2024 07:03

De olho nas eleições 2022, Denarium estima pagar quase R$ 15 milhões em publicidade

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Focado na reeleição, o governador de Roraima, Antonio Denarium (sem partido), investe pesado para fixar suas ações na memória do eleitorado. Além de ações sociais amplamente divulgadas, como a doação de cestas básicas, ele, agora, pretende contratar duas agências para produzirem peças publicitárias sob o discurso de “prestar contas” à população. O valor estimado para deixar a imagem do mandatário em destaque está em quase R$ 15 milhões.

A informação consta do edital 001/2021, disponível no site da Comissão Permanente de Licitação (CPL). A licitação é na modalidade concorrência pública do tipo melhor técnica. Denarium, segundo a publicação, estima gastos de R$ 14.800.000,00.

O processo prevê que os quase R$ 15 milhões que serão pagos com dinheiro público deverão ser divididos para as duas agências ganhadoras em um percentual de, no mínimo, 50% para cada, durante o período de vigência do contrato (12 meses), passando a contar da assinatura. O período pode ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos até o limite de 60 meses.

No edital, o governo do Estado justifica a contratação do serviço de publicidade em virtude da necessidade constante de comunicação das ações e decisões do Executivo com a população de Roraima e outras unidades federativas, em atendimento ao princípio da publicidade.

Critérios

“Considera-se fundamental a contratação de duas agências de propaganda que detenham experiência, know-how e técnicas modernas e até inovadoras que convertam a publicidade institucional [agenda governamental, projetos, ações e serviços], em linguagem acessível, estimulante e mobilizadora a toda a sociedade, com vistas ao atingimento dessas metas e compromissos do Estado com sua população e com a União”, esclarece trecho do edital.

Entre os trabalhos que ambas as agências deverão realizar, está a elaboração de um plano de comunicação que proponha a adoção de um partido temático e, principalmente, uma estratégia de comunicação publicitária capaz de solucionar os desafios e o problema específico de comunicação e que funcione como uma linha condutora de todas as ações de comunicação do governo.

As contratadas deverão fazer, ainda, a criação, finalização e entrega de campanhas publicitárias, bem como a produção eletrônica com duração de até 60 segundos. Também a diagramação, finalização gráfica, criação e produção de material promocional, além de outros.

Governo alega ‘rito legal’

Em nota, a Secretaria de Comunicação Social informou que o edital lançado para contratação de duas agências de publicidade segue o rito legal e visa publicizar ações de governo que reafirmam os pilares de transparência, integridade e participação da sociedade nas atividades e na gestão.

É destacado, ainda, que o investimento previsto é uma estimativa anual que envolve desde a criação das peças publicitárias até a veiculação do material, a exemplos de spots, VTs, teasers, engenhos publicitários e todos os locais da mídia off que alcancem a sociedade.

“Destaca-se que todos os governos estaduais e municipais têm obrigação de divulgar suas ações e obedecem lei específica para contratação de agência de publicidade e propaganda, sendo um ato legal”, reforça a nota.

 

Anderson Soares, para O Poder

Foto: Montagem

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