Após uma onda de violência na noite de ontem, 5, e a madrugada deste domingo, 6, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) anunciou a criação de um comitê de crise para apurar as denúncias de incêndios em ônibus e depredação de prédios em vários bairros de Manaus e nos municípios de Parintins e Careiro Castanho.
Segundo o secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates, o policiamento está sendo reforçado e a cúpula da segurança estadual está buscando estratégias para impedir novos ataques.
No total, 14 ônibus e duas viaturas foram incendiadas. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi interceptada por criminosos.
Diante dos ataques, a frota de ônibus foi recolhida, mas segundo a Prefeitura de Manaus, os ônibus voltam a circular ao meio-dia. Não há informações de feridos e até o momento ninguém foi preso.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) registrou durante a madrugada 17 ocorrências de incêndio em Manaus. De acordo com o Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom) foram contabilizados 16 incêndios em veículo, um em comércio e outro em um transformador de energia elétrica.
Os incêndios em veículos foram constatados nos seguintes bairros da capital: Planalto, Petrópolis, Santa Etelvina, São José 2, Novo Aleixo, Cidade de Deus, Japiim, Tarumã Açu, Jorge Teixeira, Armando Mendes e Flores.
Ordem partiu de presídio
De acordo com informações levantadas pelo departamento de inteligência da SSP-AM, a ordem de depredação partiu de um presídio, o motivo das ações se deu em razão da morte de um traficante, identificado como Erick Batista Costa, mais conhecido como ‘Dadinho’, 30.
Os nomes dos mandantes estão sendo levantados e devem ser transferidos para um presídio federal.
Ana Flávia Oliveira, Para O Poder
Com informações da assessoria
Foto: Carlos Soares/SSP-AM