janeiro 23, 2025 10:31

Após ataques, David Almeida anuncia criação da Secretaria de Defesa

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), informou que enviará um Projeto de Lei (PL) para a Câmara Municipal de Manaus (CMM) para a criação da Secretaria Municipal de Defesa Social. A pasta terá como titular o ex-secretário de segurança pública, Sérgio Fontes.

O anúncio foi feito durante transmissão ao vivo no início da tarde desta segunda-feira, 7. O PL deve ser enviado ainda esta semana para análise dos vereadores.

A criação da nova secretaria comandada por Fontes é uma “vontade” de David Almeida desde que se tornou prefeito. Mas, até o momento, a proposta e criação da secretaria não tiveram grandes avanços.

“A partir desta terça-feira, 8, no máximo até quarta-feira, 9, enviarei para a CMM um Projeto de Lei para a criação da Secretaria Municipal de Defesa Social, que vai agregar Trânsito, Transporte, Defesa Civil e Casa Militar e o titular será Sérgio Fontes. Trabalhamos juntos quando fui governador”, informou Almeida.

Atualmente, Fontes ocupa o cargo de coordenador do gabinete pessoal do prefeito David Almeida. Ele já foi secretário de Segurança Pública do Amazonas e atuou como Superintendente da Polícia Federal no Amazonas e em Rondônia.

Preparo e treinamento

Uma das primeiras ações da nova pasta é preparar, treinar e armar a guarda municipal. Os problemas que a categoria enfrenta geram debates nas Casas Legislativas, mas os parlamentares não apresentam soluções reais. De acordo com o prefeito, atualmente Manaus possui entre 450 e 480 guardas municipais.

“Com esta secretaria, vamos armar nossa Guarda Municipal. Teremos o início da preparação e treinamento para que eles possam manusear armas e contribuir para a defesa de nossa cidade”,  disse Almeida.

Brasília

O prefeito David Almeida estará em Brasília (DF) nesta terça-feira, 8, e deve se reunir com representantes do governo federal. Não foram repassados detalhes sobre quais assuntos serão tratados na reunião, porém, o gestor informou que a cheia do rio Negro e revitalização de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão em pauta.

Almeida também disse que se encontrará com gestores da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que financia guardas municipais armadas.

Convênio

Segundo David Almeida, após a criação da Secretaria Municipal de Defesa Social, será solicitado de forma imediata um convênio com a Polícia Militar para prestação de auxílio à Prefeitura de Manaus, com segurança nos terminais de ônibus, trabalho na Corregedoria, condução de viaturas que a nova Pasta deverá ter e utilização de armamentos. Almeida estipula 220 policiais para esse serviço.

“O que aconteceu ontem (domingo, 6) não acontece nem em guerra. Países inimigos não atacam estruturas de saúde. Foi uma barbárie”, comentou David Almeida.

O chefe do Executivo Municipal afirmou que os locais públicos atacados estão passando por reformas e devem ser entregues ainda nesta semana, a começar pela a rotatória Umberto Calderaro Filho, popularmente conhecida como “Bola das Letras”, localizada na Zona Centro-Oeste de Manaus.

 

 

 

Priscila Rosas, para O Poder

Foto: Reprodução

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

 

Últimas Notícias

OAB questiona normas do CNJ que afetam a prática da advocacia

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil questiona no Conselho Nacional de Justiça três normativas que, segundo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!