Após o governo do Estado confirmar o pedido de exoneração de Marcellus Campêlo do cargo de titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a pasta deverá ser comandada interinamente por Silvio Romano. A pedido do governador Wilson Lima (PSC), Campêlo permanecerá no governo como coordenador da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), responsável pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).
Romano assume com a meta de avançar na execução dos projetos estratégicos elaborados pelo governo e a prioridade da implantação das Unidades de Controle Interno (UCI) nas unidades gestoras da SES. Ao assumir a interinidade da SES-AM, Romando afirmou que a secretaria seguirá cumprindo com as ações previstas no Plano de Contingência para o Enfrentamento à Covid-19.
“Vamos avançar com o planejamento estratégico que nossa equipe construiu este ano, avançando nas metas de transparência. Cada unidade tem que ter seu controle interno. De imediato, vamos implantar na secretaria e no Hospital João Lucio, onde já iniciamos esse processo”, afirmou Silvio Romano, que é o atual secretário Executivo de Controle Interno da SES-AM.
O novo gestor quer avançar no fortalecimento da área de fiscalização de contratos; na modernização para a agilização de processos; no fortalecimento das ouvidorias, para o retorno construtivo (feedback) à população, todas estas ações que já estão em andamento na secretaria.
De acordo com o Governo do Amazonas, o Departamento de Economia de Saúde (DES), também ganhará projeção. O setor fornece informações dos custos das unidades, que contribui no planejamento, fornecendo informações para que o gestor possa tomar as melhores decisões na busca da eficácia e eficiência do sistema.
Fiscalização
O secretário interino quer maior fiscalização sobre os serviços ofertados aos usuários, com a publicação da carta de serviços das unidades no site da secretaria, e deu prazo até o fim de junho para que todas as questões relacionadas a esse tema estejam publicadas no site da secretaria.
“Como secretário de Controle Interno, tenho que perseguir o fortalecimento dessa área, que é tão importante, para que possamos entregar bons serviços aos usuários do sistema público de saúde”, ressaltou.
Da Redação O Poder, com informações da SES
Foto: Divulgação