fevereiro 24, 2025 08:24

Gilmar pede vista e julgamento de ação que afastou Jalser da presidência da ALE-RR é suspenso

Nesta sexta-feira, 11, o julgamento da ação que afastou o deputado estadual Jalser Renier (SD) da presidência da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) foi suspenso. Não há previsão de retorno.

A suspensão ocorre após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes pedir vista para analisar o caso. Antes dessa decisão, o julgamento estava previsto para terminar na próxima sexta-feira, 18.

Ainda na sexta-feira, o ministro Alexandre de Moraes reafirmou  a inconstitucionalidade das sucessivas reconduções para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

Moraes julgou procedente o pedido do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) contra a permanência de Jalser Renier (SD) na presidência da Casa pelo quarto mandato consecutivo. O deputado foi afastado em janeiro deste ano por ordem do próprio ministro.

O caso

O afastamento de Jalser Renier da presidência da Assembleia Legislativa de Roraima foi fruto de uma ação movida pelo PSOL, representado pelo advogado e ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, que questionava a forma como o parlamentar foi reconduzido à presidência da Mesa Diretora da Assembleia.

De acordo com a sigla partidária, o deputado não vinha respeitando, desde 2015, o trâmite de conclusão dos mandatos para ser reconduzido ao cargo de presidente do Legislativo.

Caso a decisão do ministro tivesse sido favorável a Jalser, o deputado assumiria a presidência pelo biênio 2021-2022, estendendo o mandato à frente da ALE-RR até o sexto ano.

 

Da Redação O Poder

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

Polícia Federal faz operação no TJAM

Equipes da Polícia Federal estão nas ruas de Manaus desde as primeiras horas da manhã de hoje, 24. Os...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!