Uma pesquisa realizada pela Associação Amazonense de Municípios (AAM) entre os dias 24 e 28 de maio de 2021, em todos os 61 municípios, junto às prefeituras do Estado, reafirmou a precariedade do serviço de internet, evidenciando o cenário de isolamento tecnológico. O estudo mostrou que 5% da prefeituras não possuem nenhum tipo de serviço de internet.
Dentre as quatro operadoras atuantes no Amazonas, a Claro está presente em 49 cidades, seguida pela Vivo, que atua em 40 municípios. Em plena era digital, 64% das prefeituras possuem problemas de alimentação dos Sistemas Federais e Estaduais pela precariedade de sinal de internet, 20% em alguns sistemas e somente 16% não possuem problemas.
Apenas sete prefeituras (11,5%) afirmaram possuir baixa dificuldade para implantação de ferramentas tecnológicas em suas respectivas gestões. “O cenário de isolamento tecnológico é um grande entrave ao desenvolvimento sustentável no interior do Amazonas. As prefeituras têm dificuldade de se integrar ao restante da Federação e a população vive um cenário igualmente difícil, social e economicamente. Para que o Amazonas possa se desenvolver, precisamos levar tecnologia aos municípios”, afirmou o presidente da AAM e prefeito de Manaquiri, Jair Souto.
Com informações da assessoria
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil