Os vereadores conservadores Raiff Matos (DC) e Dudu Alfaia (PMN) estão sendo acusados de homofobia na internet. Ambos fizeram uma publicação, em suas respectivas redes sociais, nesta sexta-feira, 25, contra a campanha LGBTQIA+, promovida pelo rede de fast food Burger King.
Na campanha em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho Gay, crianças e pré-adolescentes acompanhados dos responsáveis explicam, sob sua ótica, o que é a homossexualidade. Os parlamentares propõem boicote à empresa alimentícia e falam sobre resguardar as crianças.
“Inaceitável a covardia para com as nossas crianças e a família brasileira ao utilizar crianças para defender a ideologia de gênero e a pauta do movimento LGBTQI”, escreveu Dudu Alfaia.
Raiff Matos, por sua vez, falou que o projeto promove uma “reeducação sexual” das crianças. “Você é cristão? Então você deve se posicionar contra isso”, postou o parlamentar.
Um perfil manauara alegou que os parlamentares estavam com falta de pauta no Parlamento Municipal e que “ninguém lembra que eles são vereadores” por causa da pouca atuação de ambos nessa Legislatura. Em contrapartida, o perfil pede que denunciem as publicações dos vereadores.
“Mas eles não defendem que os pais criem os filhos da forma que acharem melhor? Bom. Os pais autorizaram os filhos no comercial. Então”, questiona um usuário.
“Ser cristão não tem nada a ver com pregar preconceito!! Ser cristão é pregar amor. Lembre-se sempre que criança adotada por um casal do mesmo sexo foi abandonada por um casal hétero!!”, critica um seguidor no instagram de Raiff Matos. “Esqueceu que ganhava dinheiro vendendo tururi pras gays?”, pergunta outro.
Por outro lado, nas redes sociais de Matos e Alfaia existem comentários de apoiadores que concordam com o posicionamento dos vereadores.
“Empresa esquerdista a serviço do progressismo ideopata… Não gosto de seus produtos!!Aff”, comentou uma apoiadora.
“Eu até gostava do sanduba deles. Mas agora… já era. Não verão mais meu dinheiro”, declarou uma seguidora de Alfaia.
Ataques homofóbicos
A reação dos dois parlamentares não é isolada. Desde que foi lançada na última quarta-feira, 23, a campanha vem sendo alvo de ataques homofóbicos. Ela foi lançada em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho Gay, celebrado no dia 28 de junho.
Ao responder para o site UOL sobre os ataques que vem sofrendo, o Burger King explicou que acredita no respeito como princípio básico de todas as relações humanas e que não tolera preconceito.
“O desenvolvimento da campanha ‘Como Explicar’, voltada e pensada especificamente para o público adulto, contou com a curadoria de especialistas em psicologia para garantir o uso de uma linguagem adequada, bem como uma consultoria de diversidade e das ONGS Mães pela Diversidade e APOLGBT. O Burger King reforça seu compromisso de contribuir na construção de uma sociedade cada vez mais plural e com o respeito como princípio básico”, disse.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Reprodução
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins