fevereiro 22, 2026 18:43

CNJ julga desembargadora suspeita de vender decisões para facção criminosa nesta terça-feira

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) julgará nesta terça-feira, 29, o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) da desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Encarnação das Graças Sampaio Salgado.

A sessão plenária será realizada por videoconferência a partir das 14h (horário local). Conforme a pauta do órgão, serão julgados mais de 30 processos. O PAD nº 0006481-08.2020.2.00.0000, que trata o caso da desembargadora Encarnação Salgado é o 18º.

A desembargadora foi afastada do exercício de suas funções em junho de 2016 por suspeita de participação em esquema de vendas de decisões judiciais para a Família do Norte (FDN). O caso aguarda julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Nesses cinco anos de afastamento, Salgado continua recebendo o salário e demais verbas remuneratórias integralmente. Conforme levantamento feito pelo O Poder, em maio, a desembargadora já tinha recebido mais de R$ 2,4 milhões. Não há pedidos no TJAM de aposentadoria da magistrada, que já completou alguns requisitos desde 2010.

A desembargadora foi alvo da operação “La Muralla 2”, deflagrada pela Polícia Federal (PF) no dia 9 de junho daquele ano, com buscas e apreensões nos gabinetes da desembargadora e do juiz Luíz Carlos Valois.

 

Priscila Rosas, para O Poder

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

 

 

 

 

 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!