O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) julgará nesta terça-feira, 29, o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) da desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Encarnação das Graças Sampaio Salgado.
A sessão plenária será realizada por videoconferência a partir das 14h (horário local). Conforme a pauta do órgão, serão julgados mais de 30 processos. O PAD nº 0006481-08.2020.2.00.0000, que trata o caso da desembargadora Encarnação Salgado é o 18º.
A desembargadora foi afastada do exercício de suas funções em junho de 2016 por suspeita de participação em esquema de vendas de decisões judiciais para a Família do Norte (FDN). O caso aguarda julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Nesses cinco anos de afastamento, Salgado continua recebendo o salário e demais verbas remuneratórias integralmente. Conforme levantamento feito pelo O Poder, em maio, a desembargadora já tinha recebido mais de R$ 2,4 milhões. Não há pedidos no TJAM de aposentadoria da magistrada, que já completou alguns requisitos desde 2010.
A desembargadora foi alvo da operação “La Muralla 2”, deflagrada pela Polícia Federal (PF) no dia 9 de junho daquele ano, com buscas e apreensões nos gabinetes da desembargadora e do juiz Luíz Carlos Valois.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins