fevereiro 4, 2026 17:20

Recesso dos vereadores de Manaus inicia no próximo dia 16

Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) já começaram os “preparativos” para o recesso parlamentar do meio ano. A última Sessão Plenária do primeiro semestre deste ano será na próxima quarta-feira, 14, com recesso previsto para começar no dia 16 de julho e retorno das sessões em 2 de agosto.

Para que os parlamentares “desfrutem” das férias do meio ano, acontecerá uma reunião de colegiado nesta terça-feira, 6, na qual serão discutidas quais matérias entrarão na ordem do dia e quais são emergenciais. O objetivo é “zerar” a pauta de Projetos de Lei tramitando na Casa Legislativa, ou ao menos, “acelerar” o processo legislativo dentro das Comissões para diminuir possíveis pendências.

O pedido da reunião foi feito por Marcelo Serafim (PSB), líder do prefeito David Almeida (Avante) na CMM, e endossado por Joelson Silva (Patriota), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) do Parlamento Municipal.

“A reunião de colegiado é algo comum que acontece ao término de cada semestre. Iremos fazer a avaliação das matérias e do que precisa ser acelerado ou não”, explicou Joelson Silva para O Poder, ao reiterar que o pedido partiu do vereador Marcelo Serafim.

Conforme informações apuradas pelo O Poder, o recesso será apenas das Sessões Plenárias com a Casa Legislativa funcionando normalmente.

Polêmica

No dia 17 de maio, um Projeto de Lei que extinguia o recesso parlamentar de 15 dias, propondo uma alteração na Lei Orgânica do Município de Manaus (Loman), causou polêmica na Sessão Plenária. O presidente da Casa Legislativa, David Reis (Avante), manifestou-se contrário à propositura de Rodrigo Guedes (PSC).

“Eu sou da outra corrente que o recesso aproxima os vereadores com suas bases eleitorais. Além disso, é um período imensamente propício para que nós possamos estar muito mais presente nas comunidades”, disse Reis na ocasião.

O movimento contrário de Reis ganhou apoio da maior parte dos vereadores, que retiraram as assinaturas da proposta de Guedes.

 

Priscila Rosas, para O Poder

Foto: Robervaldo Rocha/CMM

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

 

 

 

Últimas Notícias

Oposição sinaliza que derrubada do veto do PL da Dosimetria pode ser usada como moeda de troca na CPMI do Banco Master

No Congresso Nacional está em curso uma operação para abafar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Banco...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!