abril 5, 2025 09:03

RR: Sampaio acaba com programa social da ALE que ajudava cerca de 10 mil jovens carentes

Roraima – Considerado um dos programas sociais mais importantes da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), o Abrindo Caminhos, foi extinto pelo presidente da Casa, Soldado Sampaio (PCdoB). De forma gratuita, o projeto chegou a atender cerca de 10 mil jovens nas áreas do esporte, lazer e capacitação profissional.

Criado na gestão do ex-presidente da ALE-RR, Jalser Renier (Solidariedade), o programa funcionava de forma virtual para algumas atividades e outras presenciais, atendendo aos protocolos de segurança contra a Covid-19.

Ao assumir a presidência no final de janeiro deste ano, Sampaio não deu continuidade ao programa e todas as atividades foram paralisadas, até as que ocorriam de forma remota. No site da ALE-RR, na aba Projetos Sociais, não consta mais o Abrindo Caminhos.

Nas redes sociais, o ex-presidente da Casa Legislativa Jalser Renier lamentou a extinção do programa e lembrou que o Abrindo Caminhos era importante na vida de milhares de pessoas de Roraima.

“Hoje, o dia está sendo triste para mim e para milhares de famílias do nosso Estado. O Abrindo Caminhos foi encerrado pela atual gestão da Assembleia. Uma lamentável decisão que tira a esperança de muitos pais que sonhavam com um futuro melhor para seus filhos”, desabafa Renier.

Outro lado

Questionada pelo O Poder sobre os motivos que levaram a Assembleia a encerrar o programa Abrindo Caminhos, a assessoria de comunicação da Casa informou que foram extintos os programas criados em desacordo com as normas legais e que a reestruturação administrativa é justamente para reorganizar e corrigir o que estava errado.

“Programas como o Abrindo Caminhos e Cine ALE eram programas soltos, independentes e não poderiam continuar sendo executados de forma politiqueira. O que fizemos: colocamos todos os programas sociais da ALE debaixo de um guarda-chuva. O balé, jiu-jitsu, teatro, música e o coral agora estão dentro de uma unidade administrativa. E quando eu não for mais presidente, os programas sociais podem continuar porque a identidade deles é institucional, é da ALE, não é do Soldado Sampaio. Essa é a forma correta e eu ajo conforme a lei”, disse o presidente da Casa.

Sampaio acrescentou que garante à população de Roraima que todos continuarão sendo atendidos pelos programas sociais. A Escolegis e o Centro de Convivência da Juventude vão incorporar as atividades do Abrindo Caminhos e Cine ALE.

 

Anderson Soares, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Beto Simonetti intercede pelos advogados de Bolsonaro

RIO - O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, pediu ao ministro Alexandre de Moraes,...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!