Roraima – Com a extinção dos programas sociais Abrindo Caminhos e Cine ALE, a verba que era utilizada para manter o funcionamento dos projetos será, a partir de agora, destinada aos gabinetes dos deputados da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), conforme denúncia feita a O Poder nesta sexta-feira, 16.
Segundo o denunciante, que trabalha na Casa Legislativa próximo do presidente Soldado Sampaio (PCdoB), o recurso poderá ser utilizado pelos parlamentares para várias finalidades, a exemplo da contratação de novos servidores comissionados e futuros projetos para as próximas eleições.
A fonte detalhou que os deputados estaduais pretendem, principalmente, aumentar o quadro de funcionários nos gabinetes, com o objetivo de terem mais “mão de obra” na campanha de reeleição em 2022. O presidente da Casa, Soldado Sampaio, está no segundo mandato e, conforme os bastidores da política, pleiteia o terceiro.
Sem explicar o que será feito com a verba dos programas sociais extintos, a Assembleia divulgou nessa quinta-feira, 15, que a nova proposta da ALE-RR com a reorganização de projetos sociais da Casa, visa otimizar, reduzir gastos e atender com mais eficiência e resultados à população roraimense.
“Os programas sociais devem começar assim que as autoridades sanitárias autorizarem as aulas presencias e vão atender, especialmente, crianças e adolescentes de bairros periféricos de Boa Vista, com previsão de estender os serviços ao interior do Estado”, informou a assessoria de comunicação da Assembleia Legislativa.
Outro lado
O Poder entrou em contato com a Superintendência de Comunicação (SupCom) da Assembleia para questionar a denúncia recebida sobre o possível aumento da verba de gabinete, após a extinção dos programas sociais, mas até a publicação desta matéria nenhum posicionamento foi enviado à redação.
Anderson Soares, para O Poder
Foto: Divulgação/Rede Social