fevereiro 22, 2026 02:58

Solidariedade e Democratas têm contas reprovadas em Novo Airão

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) reprovou as contas relativas às eleições de 2020 dos partidos Solidariedade (SD) e Democratas (DEM) em Novo Airão, a 194,4 quilômetros de Manaus. De acordo com o órgão, em sua decisão divulgada no Diário Oficial, os partidos não apresentaram os documentos para a prestação de contas dentro do prazo estipulado.

Após citação, o SD apresentou a documentação pendente. Porém, a unidade técnica do TRE-AM identificou falhas que comprometeram a regularidade.

O juiz da 34ª Zona Eleitoral de Novo Airão, Túlio de Oliveira Dorinho, relata, em sua decisão, que o Ministério Público Eleitoral também foi a favor da desaprovação de contas do Solidariedade.

“Pelo que consta, apesar de devidamente intimado para que apresentasse manifestação sobre as irregularidades relacionadas no relatório preliminar para expedição de diligências, o Prestador não se manifestou, persistindo ausência de documentos obrigatórios que devem integrar a prestação de contas”, explica o juiz.

Ainda de acordo com Dorinho, a apresentação de documentos é obrigatória. “Assim, esse juízo entende que a falha devidamente verificada pelo órgão técnico da secretaria do cartório constitui numa obrigação que não fora cumprida e que macula integralmente a prestação de contas em exame e, além disso, impede o efetivo controle dos gastos pela Justiça Eleitoral, razão suficiente para o julgamento das contas como desaprovadas”, conclui nas duas sentenças.

O Diário Oficial está aqui.

 

Priscila Rosas, para O Poder

Foto: Divulgação 

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

 

 

 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!