setembro 20, 2024 11:48

Manifestação ‘Fora Bolsonaro’ acontece em Manaus neste sábado

Pelo quinto mês consecutivo, movimentos populares, estudantes, políticos da esquerda e entidades sindicais convocados pela Central de Mídia das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo vão às ruas de todo o Brasil em protesto conta o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), neste sábado 24.

Em Manaus, a concentração acontece a partir das 15h na praça da Saudade, Centro, e seguirá até o Teatro Amazonas, finalizando com um ato cultural. A reforma administrativa e os ataques do ministro da Economia, Paulo Guedes, contra a Zona Franca de Manaus (ZFM) também vão estar na pauta dos manifestantes amazonenses.

O deputado federal José Ricardo (PT-AM) afirmou que as manifestações são reflexos da insatisfação popular com os desmandos do governo Bolsonaro. “O que está acontecendo é que a população está ficando cada vez mais pobre. Aumentou o desemprego, a fome e, ao invés do governo realizar investimentos para gerar empregos, está cortando recursos do orçamento nas áreas sociais, educação e saúde. Nesse momento, ao invés de acelerar a vacinação, se descobre o escândalo na compra de vacinas. O auxílio emergencial é de R$ 250, quando deveria ser no mínimo R$ 600. Então as pessoas vão para as ruas porque não aceitam mais um governo que trabalha contra a população. Esse movimento vai crescer ainda mais”, afirmou.

De acordo com a Frente Brasil Popular, além de Manaus, mais 400 cidades em 15 países estão mobilizadas para participar do “Fora Bolsonaro”. A pauta de reivindicação consiste no fim da tramitação da Reforma Administrativa, alteração na demarcação de terras indígenas, além da proposta de auxílio emergencial permanente até o fim da pandemia, entre outros temas.

Segundo a Frente Povo Sem Medo, as manifestações são “um grito pela democracia” em meio às ameaças golpistas do presidente, recentemente também reproduzidas pelo seu ministro da Defesa, Braga Netto, que chegou a ameaçar a realização das eleições em 2022, caso não seja aprovado no Congresso Nacional o voto impresso e audível.

Em comunicado, os movimentos explicam que o ato “denuncia os descasos do governo Bolsonaro nesse período de crise sanitária, econômica e social, bem como as graves denúncias de corrupção associadas à compra de vacinas.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Reprodução

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

Embarcações suspendem navegação nos rios do Amazonas

Diferentes tipos de embarcações suspenderam, temporariamente, a navegação nos rios do Amazonas, devido às dificuldades causadas pela estiagem. Apenas...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!