A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira, 9, a operação “Garimpo Urbano”, no Amazonas e no Pará. A ação, deflagrada em conjunto com o Ministério Público do Amazonas (MPAM), tem por objetivo investigar o envolvimento de agentes públicos na subtração de ouro, após fiscalização realizada pela Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência.
Ao todo foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e dez mandados de busca e apreensão, por equipes da Polícia Federal e do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) nesta capital, no interior do Amazonas e no Estado do Pará.
A operação em questão tem como objetivo coibir a ação de agentes públicos ligados a órgão de cúpula da Segurança Pública do Estado do Amazonas, supostamente envolvidos na subtração de expressiva quantidade de ouro, após o monitoramento e abordagem de transportadores, mediante uso de estrutura e pessoal da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai).
Os dados obtidos com as diligências realizadas nesta data serão oportunamente compartilhados entre os órgãos envolvidos na operação, para atuação em suas esferas de atribuições.
Da Redação
Com informações da PF
Foto: Divulgação