O vereador bolsonarista Capitão Carpê Andrade (Republicanos) chamou de “leseira” e “frescura” a discussão iniciada nessa segunda-feira, 9, sobre o desfile de tanques do presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido). O chefe do Executivo Federal irá promover um desfile de tanques de guerra e lança-mísseis em frente à Esplanada dos Ministérios e Palácio do Planalto nesta terça-feira, 10.
Em uma postagem na rede social, o parlamentar disse que não entende a polêmica em torno do assunto e que o desfile militar só serve para mostrar o poder bélico do Brasil. O vereador ainda escreveu na legenda: “Falar que nem o ‘caboco’: “égua, é muita frescura e mimimi”.
“Meu sonho era assistir um desfile desse, deve ser lindo”, comentou Carpê Andrade na foto postada.
Comboio
Nesta terça-feira, 10, antes da votação da PEC do Voto Impresso no plenário da Câmara – após a proposta ser rejeitada em Comissão Especial da Casa -, o presidente vai aguardar a chegada de um comboio com tanques e blindados de guerra no Palácio do Planalto. O comboio militar vai desfilar pelas avenidas na praça dos Três Poderes e estacionar em frente ao Planalto, onde generais vão entregar a Bolsonaro e ao ministro da Defesa, Walter Braga Netto, convites para a demonstração operativa da Operação Formosa.
Exercício militar realizado anualmente pela Marinha, a operação Formosa deste ano contará pela primeira vez com efetivos do Exército e da Força Aérea, que vão simular uma operação anfíbia, empregando mais de 150 diferentes meios, entre aeronaves, carros de combate, veículos blindados e anfíbios, de artilharia e lançadores de mísseis e foguetes.
Ao todo, 2,5 mil soldados participaram da operação, que é considerada o maior exercício militar das Forças Armadas no ano.
Ao receber o comboio, Bolsonaro pretende passar uma mensagem subliminar ao legislativo e, especialmente, ao judiciário, com quem vem alimentando crises sucessivas desde que foi eleito.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins