fevereiro 4, 2026 17:18

RR: Após recesso de 27 dias, deputados estaduais devem voltar aos trabalhos nesta quarta

Roraima – As atividades na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) estão previstas para serem retomadas nesta quarta-feira, 11, após o recesso parlamentar de 27 dias. A cerimônia de abertura das sessões plenárias deve iniciar a partir das 9h, na Praça do Centro Cívico, com a apresentação da Banda de Música da Polícia Militar e hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal.

A abertura dos trabalhos marca o início das celebrações dos 30 anos do Poder Legislativo e da promulgação da Constituição Estadual. “A sessão será transformada em Comissão Geral, quando o presidente, deputado Soldado Sampaio [PCdoB], apresentará o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo [SAPL]”, informou a Casa, ao explicar que o sistema terá projetos de leis que serão votados e a população poderá acompanhar.

O recesso parlamentar foi decretado no dia 15 de julho, quando foi aprovado o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). De acordo com a ALE-RR, o foco dos deputados neste segundo semestre é a Lei Orçamentária Anual (LOA), enviada pelo Poder Executivo, que estabelece o orçamento (receitas e despesas) e disciplina todas as ações do governo estadual para o próximo ano.

CPI da Saúde

Os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde devem ser retomados junto com os legislativos, conforme o relator, deputado Jorge Everton (Sem partido). A Comissão foi instaurada na ALE-RR em 2019 para apurar possíveis irregularidades nos contratos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Ela é formada por seis parlamentares.

Mesmo após os mais de dois anos de implantação, a CPI da Saúde segue sem data definida para concluir as investigações. Até o momento, pelo menos 91 pessoas envolvidas em atos ilícitos em contratos e licitações da Secretaria de Saúde foram convocadas para prestar esclarecimentos à Comissão.

Conforme informações repassadas pela ALE-RR, já foram apreendidos 24 processos, que estavam sendo montados e que envolviam ao menos R$ 85 milhões em gastos indevidos. A O Poder, a Casa garante que a CPI conseguiu anular esses processos e impedir o gasto irregular. Mesmo com as constatações de irregularidades na pasta, a convocação do chefe do Executivo Estadual sequer foi cogitada pela Comissão Parlamentar.

Durante o recesso

A ALE-RR informou que no recesso uma Comissão de Representação, formada por 11 deputados, acompanhou as prerrogativas da Mesa Diretora e representou a Casa nos eventos do Estado.

Durante o recesso parlamentar, muitos deputados que fazem parte da base aliada do governo de Roraima aproveitaram para intensificar ainda mais a presença em eventos do Executivo Estadual, acompanhando o governador Antonio Denarium (sem partido) nas entregas de alimentos do programa ‘Cesta da Família’ e cartões pelo interior do Estado.

O portal O Poder recebeu denúncias sobre as aglomerações causadas nestes eventos, onde as recomendações sanitárias referentes ao enfretamento da Covid-19 eram ignoradas. Governador e aliados políticos cumprimentavam os beneficiados com apertos de mãos, abraços e, muitas vezes, desprezavam o uso de máscara de proteção.

 

Neidiana Oliveira, para O Poder

Foto: Divulgação/ALE-RR

Últimas Notícias

Oposição sinaliza que derrubada do veto do PL da Dosimetria pode ser usada como moeda de troca na CPMI do Banco Master

No Congresso Nacional está em curso uma operação para abafar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Banco...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!