O deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) foi o único da bancada do Amazonas a votar favorável a proposta do “distritão”, durante sessão plenária dessa quarta-feira, 11. A Câmara Federal rejeitou, por 423 votos contra e 35 a favor, o destaque da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 125/2011, que pretendia adotar o sistema que determinava a eleição de deputados por voto majoritário, conhecido como “distritão”.
O “distritão” é um apelido para o sistema de eleição majoritário, segundo o qual apenas os mais votados são eleitos. Esse sistema é usado na escolha de cargos do Executivo (presidente da República, governador e prefeito) e também para senador.
Nessa quarta-feira, os deputados aprovaram o destaque do PSOL e retiraram do texto a previsão do sistema “distritão” nas eleições de 2022 para deputados. PT, Novo e PL apresentaram destaques no mesmo sentido.
Votaram contrários à proposta os deputados Átila Lins (PP-AM), Silas Câmara (Republicanos-AM), Bosco Saraiva (SD-AM), Delegado Pablo Oliva (PSL-AM), Marcelo Ramos (PL-AM) e José Ricardo (PT-AM).
O deputado Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM) não votou na sessão, conforme informações da Câmara Federal.
Veja como votou cada deputado aqui.
Henderson Martins, para O Poder
Com informações da Agência Câmara de Notícias