abril 24, 2025 08:32

Comissão Temporária da Covid-19 debate eficácia de vacinas nesta segunda-feira

A Comissão Temporária da Covid-19 (CTCOVID19) agendou reunião para esta segunda-feira (16), às 10h, quando receberá especialistas para um debate sobre a eficácia das vacinas que estão sendo aplicadas na população brasileira. Os convidados vão esclarecer aos senadores a importância das primeira e segunda doses e também analisar a necessidade de uma terceira, de reforço, conforme o imunizante.

O pedido para a audiência partiu do presidente da comissão, senador Confúcio Moura (MDB-RO). O parlamentar alegou que casos de contaminação pelo coronavírus por cidadãos totalmente imunizados têm sido cada vez mais comuns.

“Algumas mortes foram também registradas, o que levantou a hipótese de reforço ou aplicação de uma nova dose das vacinas para eficácia da imunização. Alguns países já adotaram a prática, baseados em estudos que indicam que a imunidade diminui com o tempo, colocando os vulneráveis novamente em risco, como é o caso da Alemanha, que iniciou do reforço para idosos e população com saúde vulnerável, sendo recomendada também para crianças e adolescentes”, justificou o parlamentar em seu requerimento.

Para Confúcio, é importante verificar quais os perfis e as idades de públicos são mais bem atendidos por cada imunizante, evitando desperdício de doses e possibilitando que o novo plano de vacinação seja mais eficiente, baseado em dados científicos.

Foram convidados Mauro Borges, pesquisador do Instituto Butantan; Meiruze de Sousa Freitas, diretora da Anvisa; Margareth Maria Pretti Dalcomo, pesquisadora da Escola de Saúde Pública Sérgio Arouca; e Rosana Leite Melo, titular da da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (Secovid), do Ministério da Saúde.

A audiência será interativa, com a possibilidade de participação do público.

 

Conteúdo e foto: Agência Senado

Últimas Notícias

STF afasta desembargadores suspeitos de venda de sentenças

Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), investigados por suspeita de venda de sentenças...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!